O tema deste ano da 82ª edição da Festa das Flores, que acontece em Joinville do dia 15 a 20 de novembro na Expoville, é “Juntos Outra Vez”, e remete à lembrança de outras edições já vivenciadas na festa, bem como a união coletiva, o esforço e o trabalho.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Quem está junto outra vez para expor pela 25ª vez na Festa é o casal proprietário do Orquidário KS Orchids, Reinaldo Martins Alcardo, 66 anos, e Lia Bastos Alcardo, 70. Para o propósito, os dois viajam 673 quilômetros todo ano na mesma época em um caminhão baú, na própria companhia e das plantas que cultivam, para trazer o trabalho de Pindamonhangaba, interior de São Paulo, a Joinville.

Fortaleza-CE, Maceió-AL, Campo Grande-MS, Americana-SP. Há 36 anos, Reinaldo e Lia percorrem do Nordeste ao Sul do Brasil em exposições de flores, fruto de uma paixão por plantas que começou por acaso na vida do cultivador.

— Foi uma vez que fui ajudar um amigo meu em Goiás, há uns quarenta anos, mais ou menos, a levar flores para expor. Levava em uma (Volkswagen) Brasília, cheia de plantas. Quando acabou, ele me deu algumas flores e mudas de presentes, então comecei a cultivar e não parei mais — conta Reinaldo.

Continua depois da publicidade

Lia explica que o amor pelas flores vem do marido e o talento de vender fica por conta dela.

— Eu falo um pouco além do necessário, mas é porque eu gosto de falar, e isso cativa as pessoas a virem no meu estande. Eu amo vender — afirma a expositora.

Por conta da pandemia, em 2020 e 2021 a Festa das Flores não aconteceu, e foram as primeiras vezes que o casal não veio até Joinville. Para eles, a volta da Festa neste ano não é “três vezes” como era antes da pandemia, mas mesmo assim, ficou tudo muito bonito. Porém, afirmam que as vendas baixaram e foram melhores nos outros anos.

Outra tradição que voltou para os cultivadores é comemorar o aniversário de Lia no meio das exposições. Por conta da Festa, a data, dia 17 de novembro, sempre acontece quando estão em Joinville.

— Já me fizeram surpresas, já comemoraram normal. Eu acabo passando longe dos (três) filhos e da minha família, mas eu gosto, porque acaba sendo com outra família, a das flores — diz Lia.

Continua depois da publicidade

Nesta edição, a feira multissetorial contém 170 espaços, com vendas de frutas, itens de vestuário, decoração, vinhos, tapetes, entre outros. Segundo Reinaldo, a grande parte de estandes de outros segmentos desvalorizou a edição desse ano.

Reinaldo e Lia, que participam da Festa das Flores desde o século XX, esperam continuar a tradição e estar em Joinville para a 83ª edição no ano que vem.

*Sob supervisão de Raquel Vieira

Leia também

Obrigatoriedade da leitura da bíblia em escolas de cidade de SC é vetada pela Justiça

Dupla arromba cofre de agência bancária e furta armas em Joinville

Homem de 28 anos morre após cair do telhado de empresa em Joinville