Três mil reais e um sonho. Era isso que o casal Maruan Matheus Moreira e Fernanda Neves, ambos de 27 anos, tinha quando saiu do Paraná e decidiu dar a volta em todos os estados brasileiros. Atualmente em território catarinense, os viajantes estão em Florianópolis, onde a ideia é, a pé, contornar toda a Ilha. Eles já rodaram 40 quilômetros e ainda faltam 110 para completar o desafio.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Maruan conta que eles iniciaram o “giro” pela Ilha no dia 1° de novembro, quando saíram de Cachoeira do Bom Jesus e foram contornando a cidade no sentido horário, passando por todas as praias para finalizar na Barra da Lagoa. O casal faz uma média de 15 quilômetros por dia, no entanto, teve de dar uma pausa de alguns dias após sofrer com uma virose. Em fase de recuperação, eles devem retomar a rota na próxima semana e pretendem concluir o percurso em 15 dias.

Conheça o casal do Canadá que troca o inverno e a neve por praias paradisíacas de SC

— A ideia era conhecer os estados brasileiros em viagem de moto. Mas chegando aqui em Floripa, por ser uma Ilha e por ter muita coisa pra conhecer, decidimos dar a volta andando, para conhecer e vivenciar mesmo a cidade — relata o viajante.

Continua depois da publicidade

Na grande mochila que carregam, levam barraca, isolante térmico, sacos para dormir, roupas, fogareiro, panela, artigos de higiene, e outros acessórios necessários. Durante o trajeto, há pausas para cozinhar, comer e, claro, descansar. Nem sempre a chuva é um impeditivo, se for apenas uma garoa, eles seguem viagem.

— Sempre paramos em algum lugar que dê para acampar, ou então fazemos alguma parceria com algum hostel ou camping — diz o viajante.

Quando tudo começou

Naturais de Ponta Grossa (PR), Maruan e Fernanda estão juntos há três anos e passaram a viajar juntos em 30 de setembro deste ano. Formados em Educação Física, a mulher trabalhava em um hospital, enquanto o companheiro atuava como fotógrafo. Para viver a aventura, no entanto, ambos deixaram seus empregos, pegaram as economias, compraram equipamentos e começaram a viagem.

Continua depois da publicidade

Tudo começou, segundo Maruan, quando foi do Paraná ao Maranhão de bicicleta, em 2023. Ele conta que levou cerca de nove meses para contornar todo litoral até São Luís.

— A gente viu que era possível quando fiz minha viagem de bike, mas daí mudamos para moto — diz.

Como renda durante os passeios, o casal vende artesanatos e, também, começaram uma rifa no Instagram. Pela rede social, eles registram a rotina da viagem.

Desde que saíram de Ponta Grossa, já passaram por cidades como Curitiba (PR), Ilha do Mel (PR), São Francisco do Sul, Itajaí, Balneário Camboriú, Bombinhas e Florianópolis.

Leia também

Conheça o recanto de Paulo Zulu, que trocou a vida de artista por praia paradisíaca em SC

A russa que começou vendendo pão com bicicleta em SC e virou dona de rede de padarias