A Polícia Civil prendeu um casal por tráfico de drogas no bairro Canasvieiras, em Florianópolis, nessa segunda-feira (17). A operação “Romeu e Julieta” já investigava os dois há cerca de quatro meses e foi realizada por meio da Delegacia de Combate às Drogas (DECOD) do Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A investigação do casal foi motivada por inúmeras denúncias de empresários, comerciantes e frequentadores da praia de Canasvieiras, segundo Walter Loyola, delegado da DECOD da Capital. As denúncias informavam que as atividades relacionadas ao tráfico de drogas aconteciam durante o dia inteiro no centro comercial do bairro, inclusive ao ar livre.

Os traficantes, identificados como Vitória Lezi da Rosa Silva, que é conhecida como Blindada, e João Pedro Alves, conhecido como JP, já tinham passagens pela polícia.

De acordo com o delegado, JP já possuía várias passagens por tráfico de drogas na região desde que era menor de idade, além de possuir histórico de furtos em residências. Blindada também já possuía passagens por tráfico de drogas desde a menoridade.

Continua depois da publicidade

As investigações conduzidas pela DECOD possibilitaram os mandados de prisão cautelar contra o casal pelo Poder Judiciário.

A prisão

JP foi preso por volta das 18h, em casa, onde estava com parentes e amigos. Segundo o delegado, ele foi flagrado em “atitude suspeita” em frente à residência instantes antes pela equipe de investigação, que se deslocou para cumprir o mandado de prisão e de busca e apreensão. Durante a busca, foi encontrada uma pequena porção de maconha.

Já Blindada foi presa por volta das 18h30, entre as ruas Madre Vilac e Hipólito Gregório. A equipe de investigação se dirigiu ao centro de Canasvieiras, onde esperava encontrar ela em atividade. Blindada foi abordada e presa em flagrante com porções de drogas e dinheiro fracionado, supostamente proveniente da venda ilegal de entorpecentes.

Cumprindo o mandado de prisão, os dois investigados foram encaminhados para a Central de Plantão Policial, onde ficaram à disposição da Justiça.

Continua depois da publicidade

Prática criminosa em Canasvieiras

De acordo com o delegado, a prisão do “casal do tráfico” foi resultado de um conjunto de ações planejadas e executadas pela DECOD para combater a prática criminosa na região de Canasvieiras.

— Entre as ações, destaca-se a investigação para identificar todos os envolvidos no tráfico de rua no Norte da Ilha, sustentado por facções criminosas que utilizam menores de idade para a venda de drogas — conta.

As investigações iniciaram em 2022 e 2023 com as operações “Sufocos I e II”, e foram intensificadas em 2024 com a operação “Céu Aberto”, que, em março, prendeu três narcotraficantes atuantes no centro de Canasvieiras. Recentemente, no início de junho, foram apreendidas 11 pessoas por tráfico de drogas no bairro dos Ingleses, sendo sete adolescentes e quatro adultos.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia mais

Casa fica destruída após incêndio em Palhoça

Suspeito de matar mulher ao lado do filho de 2 anos poderá ir a júri popular em SC

Influenciadora de SC é alvo de perseguição na internet e polícia cumpre mandado no RJ