Os réus Adriele Cristina Bordignon e Jean Carlos Cardoso foram condenados pela Justiça de Santa Catarina por participação na morte do advogado joinvilense Maurício Rosskamp, ocorrida em dezembro de 2018. Cada um deles foi condenado a pena de 30 anos de reclusão em regime inicialmente fechado. A condenação foi sentenciada pelo Juiz substituto da 1ª Vara Criminal da Comarca de Joinville, Luiz Fernando Pereira de Oliveira, em documento assinado eletronicamente no domingo, 14 de abril.
Continua depois da publicidade
O julgamento dos réus ocorreu de forma célere, cerca de quatro meses depois do crime, executado em 20 de dezembro do ano passado. Na ocasião, o advogado — que era consultor jurídico de carreira na Câmara de Vereadores de Joinville — passou de carro na rua Ministro Calógeras, na região central de Joinville, quando foi abordado por Adriele, 20 anos. Ela serviu de isca para a execução de um roubo que teve participação de outras três pessoas, entre elas, o namorado dela, Jean Carlos Cardoso (26).
Na sequência, segundo a polícia, Adriele e Jean, além do irmão de Jean, Lucas Henrique Cardoso (20), e da namorada dele, Gabrieli Gomes (19), entraram no veículo e seguiram com a vítima até às margens da rua Rio Velho, no bairro Paranaguamirim, onde Maurício foi morto a golpes de pedradas.
Após o crime, o grupo roubou R$ 504 em dinheiro, a aliança de casamento e o aparelho celular do advogado. O carro de Rosskamp foi levado do local da morte para outro ponto da cidade, sendo depois localizado incendiado no fim da rua Jacupiranga, no bairro Aventureiro. O veículo estava a cerca de 17 quilômetros de distância do local onde o corpo do advogado foi encontrado.
Adriele foi presa dois dias depois do crime e Jean foi encontrado no início de janeiro. Já Lucas Henrique e Gabrieli Gomes continuam foragidos da Justiça.
Continua depois da publicidade
Relembre o caso:
O que já se sabe sobre a morte do advogado da Câmara de Vereadores de Joinville
Ex-deputado Raulino Rosskamp fala sobre a morte do filho em Joinville