Marcelo Silva e Carla Frank querem mudar de endereço em 2016. Eles também querem viajar. Parecem planos comuns de ano novo, se não fosse por um detalhe: aliarão os dois desejos em um e darão a volta ao mundo.
Continua depois da publicidade
O casal – ele natural de Brusque, ela de Joinville – deixarão o apartamento em Balneário Camboriú e passarão a viver dentro de uma kombi, a Rita Lee, que está sendo preparada para virar residência pelos próximos anos. Talvez, se os conselhos que Marcelo e Carla já ouviram de outros viajantes estiverem certo, a mudança pode ser para sempre.
– Muita gente, ao falar dos nossos planos, chama de viagem. Mas não é uma viagem, é uma mudança de vida – analisa Marcelo – E quem já está vivendo assim nos contou que também começou pensando em data para voltar à “vida normal”, mas o prazo passou e eles quiseram continuar na estrada.
O projeto, que eles batizaram de Mundo em Verde e Amarelo, começou a ser planejado há cerca de quatro anos. Foi o período necessário para transformar o que era sonho em planos concretos, adquirindo conhecimento, fazendo contatos e esperando os filhos tornarem-se adultos. Além disso, havia uma certeza quando decidiram dar a volta ao mundo: ela seria de kombi.
Continua depois da publicidade
Por onde anda o casal de São Bento do Sul que está viajando pelo mundo
A primeira foi a Jujubinha, um modelo “corujinha” 75 que, depois de passar por restauro, precisou ser vendida para arcar com despesas financeiras inesperadas. Agora, a companheira de viagem será Rita Lee, modelo 2002, uma das últimas a ter motor 1.6 refrigerado a ar, que mantém a nostalgia do projeto com menos riscos.
– A escolha da kombi também teve a ver com a questão financeira, já que as peças são baratas e podem ser encontradas em qualquer lugar do mundo; e o motor é simples, então eu posso consertá-lo sozinho – conta Marcelo.
O que eles não esperavam é que o veículo escolhido garantisse o sucesso precoce do projeto. Três meses após criarem a página Mundo em Verde e Amarelo no Facebook, já haviam conquistado 5 mil curtidores. O número agora já chega a 10 mil – e a viagem ainda nem começou.
Continua depois da publicidade
O casal deve este sucesso aos apaixonados pela marca que existem no mundo inteiro, o que garantiu também convites de hospedagem em diferentes países e até um guia voluntário pela Turquia. O país euro-asiático, no entanto, terá que esperar: a intenção é passar o primeiro ano no Brasil, conhecendo o próprio país para valer.
– As pessoas viajam para o Nordeste, ficam em hotéis e resorts e acham que conheceram aquela região. O que queremos é aproveitar o máximo de cada lugar, fazendo roteiros alternativos àqueles do turismo, para conhecer a cultura a fundo – diz Carla.
Um mito que Marcelo e Carla ainda encontram dificuldades para derrubar ao falar do projeto é de que eles precisam ser ricos para cometerem a ousadia de querer cruzar o planeta de carro. A verdade é que, como não é uma simples viagem, eles não estarão em férias eternas. Marcelo, que é publicitário, já começou a migrar o contato com os clientes para o mundo virtual; Carla, que é bióloga, atua há seis anos como agente de turismo, e também conta com a internet como escritório.
Continua depois da publicidade
– Estaremos viajando o tempo todo, mas não deixaremos de trabalhar. A diferença é que estaremos em uma casa “bem pequenininha”, mas com um quintal gigante: o mundo inteiro – afirma Carla.
Para viajar junto
A partida da kombi Rita Lee com o Projeto Mundo em Verde e Amarelo está prevista para abril de 2016. Até lá, um projeto de financiamento coletivo pretende arrecadar contribuições a partir de R$ 10 para adaptar o veículo com sistemas de isolamento térmico, necessários para lugares muito quentes ou muito frios, e outros itens necessários à montagem de uma casa sobre rodas.
Para colaborar, acesse o projeto Mundo em Verde e Amarelo no site Kickante. As contribuições terão recompensas de acordo com o valor.
Continua depois da publicidade
Quem quiser acompanhar o projeto, pode acessar:
Facebook – www.facebook.com/mundoemverdeamarelo.