Dois pandas gigantes procedentes da China aterrissaram nesta quarta-feira no aeroporto de Amsterdã, gerando uma onda de entusiasmo na Holanda, que não via um casal dessa espécie há três décadas.
Continua depois da publicidade
A fêmea, Wu Wen (“bela nuvem poderosa”), e o macho, Xing Ya (“estrela elegante”), tinham saído de Chengdu, no centro da China, dez horas antes.
Um telão exibiu o desembarque dos dois animais do avião da KLM, na presença da polícia de fronteiras.
Os dois pandas foram trasladados ao zoológico Ouwehands Dierenpark, em Rhenen, onde viverão durante os próximos 15 anos.
O zoológico construiu para eles um recinto especial, que custou sete milhões de euros, segundo meios holandeses.
Continua depois da publicidade
O zoo Ouwehands negociava, com a ajuda do governo, há 16 anos a vinda dos pandas à Holanda.
O acordo foi fechado durante a visita oficial à China dos reis Guilherme e Máxima, em outubro de 2015, informou o parque.
A chegada dos dois pandas gigantes gerou grande entusiasmo no país, onde a imprensa dedicou várias páginas ao acontecimento e as hashtags #Pandas e #pandakoorts (a febre dos pandas) ficaram em destaque no Twitter.
A última que a Holanda abrigou outros pandas gigantes foi em 1987.
No entanto, o público ainda terá que esperar um pouco para conhecer Wu Wen e Xing Ya. O casal ficará em quarentena durante seis semanas antes de receber os primeiros visitantes, em uma data que ainda não foi definida.
jhe/pg/ra/jvb/db/mvv