Juntos há mais de um ano, o casal de namorados de Palmeira das Missões, no Noroeste, Luiz Fernando Donati e Flávia de Carli Magalhães, ambos de 18 anos, decidiram passar o final de semana em Santa Maria para ir à festa na boate Kiss. A alegria dos jovens, que estavam no primeiro ano de faculdade, foi interrompida durante o incêndio. Eles serão velados juntos, na no final da noite deste domingo, em Palmeira das Missões. Os dois estudavam na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mas em campi diferentes. Luiz cursava agronomia em Santa Maria e Flávia estudava administração em Palmeira das Missões. Desde que foram aprovados no vestibular, combinaram de passar todos os finais de semana juntos, um em cada cidade.
Continua depois da publicidade
Veja também:
Confira imagens do local onde aconteceu a tragédia
Confira a lista de feridos em incêndio em boate em Santa Maria
Continua depois da publicidade
Tragédia em Santa Maria cancela rodada do Gauchão
– Como tinha festa, Flávia resolveu viajar a Santa Marina neste final de semana – conta Alan Farinea, 19 anos, primo da jovem. Com a voz trêmula e muito abalado, ele relata que a jovem estava ansiosa para ir a festa e chegou a pedir dicas de roupa à sua namorada. Estudante engajada, Flávia também trabalhava na empresa Visão Júnior, da UFSM, que realizava trabalhos sociais em Palmeira das Missões.
– Eles eram muito queridos. Toda a cidade está comovida – explica Farinea. Os corpos dos jovens devem chegar por volta das 22h em Palmeira das Missões e as famílias decidiram realizar um velório conjunto, na capela São João.
A tragédia
O incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, quando a banda Gurizada Fandangueira, uma das atrações da noite, teria usado efeitos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna.
Continua depois da publicidade
Sem conseguir sair do estabelcimento, mais de 200 jovens morreram e outros 100 ficaram feridos. Sobreviventes dizem que seguranças pediram comanda para liberar a saída, e portas teriam sido bloqueadas por alguns minutos por funcionários.
A tragédia, que teve repercussão internacional, é considera a maior da história do Rio Grande do Sul e o maior número de mortos nos útimos 50 anos no Brasil.
Veja onde aconteceu

A boate
Localizada na Rua Andradas, no centro da cidade da Região Central, a boate Kiss costumava sediar festas e shows para o público universitário da região. A casa noturna é distribuída em três ambientes – além da área principal, onde ficava o palco, tinha uma pista de dança e uma área vip. De acordo com o comando da Brigada Militar, a danceteria estava com o plano de prevenção de incêndios vencido desde agosto de 2012.
Continua depois da publicidade
Clique na imagem abaixo para ver a boate antes e depois do incêndio
A festa
Chamada de “Agromerados”, a festa voltada para estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começou às 23h de sábado. O evento era de acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Tecnologia de Alimentos, Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio e Pedagogia. Segundo informações do site da casa noturna, os ingressos custavam R$ 15 e as atrações eram as bandas “Gurizadas Fandangueira”, “Pimenta e seus Comparsas”, além dos DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.
