Os joinvilenses Flávia e Vinícius da Silva decidiram largar tudo para trás e embarcar em uma aventura dentro de um Fusca. Eles reformaram e adaptaram o veículo para saírem pela estrada e percorrer a América, sem prazo para voltar para casa. Com roteiro previsto para percorrer os estados brasileiros durante mais de um ano, eles ainda pretendem realizar missões nas cidades por onde passarem, ajudando aqueles que mais precisam.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Vinícius sempre teve vontade de viajar pelo mundo, mas foi há cerca de três anos que o casal, juntos há 12 anos, sentiu-se preparado para tomar a decisão de pegar a estrada. Segundo Flávia, eles já eram líderes de jovens quando perceberam que poderiam fazer um trabalho missionário também fora dos espaços da igreja.
— A gente viu que tinham muitas pessoas precisando de ajuda, não só financeira e de comida, mas como corte de cabelo, um abraço ou alguém para conversar. Então, começou a fazer mais sentido no nosso coração estar servindo às pessoas — conta.
Depois de tomada a decisão, eles encontraram o carro ideal para fazer companhia durante a jornada. Vinícius gosta de automóveis antigos desde a infância e já teve quatro Voyage, um Chevette e está no terceiro Fusca. O atual, fabricado em 1965, foi batizado por Flávia com o nome “Dona Francisca” para lembrar das raízes da cidade natal.
Continua depois da publicidade
Fusca se transformou em casa para os joinvilenses
O carro foi quase todo reformado pelo próprio casal, com adaptações no painel, instalação de geladeira e guarda-roupas no banco traseiro, além de uma caixa de água no porta-malas e uma placa solar na traseira do veículo. Ainda há wi-fi portátil, adaptador de voltagem de energia e uma barraca na parte superior do Fusca, que se transforma em uma espécie de segundo andar da casa móvel de Flávia e Vinícius.
A “Dona Francisca” será o meio de transporte do casal ao longo dos próximos anos na aventura pelas Américas, mas também um ambiente de trabalho. Os joinvilenses se prepararam profissionalmente para a viagem, com uma transição de carreira para ter condições de deixar tudo para trás e ainda assim trabalhar na estrada.
Flávia atuou como maquiadora por seis anos e viu a oportunidade de migrar para a área de design gráfico e mídias digitais durante a pandemia, enquanto Vinícius também a acompanhou após largar o emprego como barbeiro. Com isso, eles podem trabalhar em modo remoto, de qualquer lugar do mundo, para ajudar nas finanças, além de contar com patrocínios de empresas que apoiam a “Missão Fusca”.
Viagem começa neste domingo
O casal começa a aventura pelas estradas neste domingo (2), com uma viagem para Florianópolis, onde ainda farão alguns ajustes na suspensão do carro. Em seguida, após alguns dias, vão partir em direção ao Rio Grande do Sul como uma “viagem teste”.
Continua depois da publicidade
Serão cerca de 2 mil quilômetros para testar o carro em longas distâncias e saber se ainda faltará alguma adequação antes de seguir pela costa brasileira até o Maranhão. A partir disso, será acompanhar o desempenho da “Dona Francisca”.
— Vai ser muito à base de oração porque o Fusca é uma caixinha de surpresa. Assim como ele pode ir e voltar tranquilo, a gente pode sair domingo e ele parar na primeira esquina — brinca Vinícius.
Ele e Flávia prepararam o carro para aguentar, pelo menos, 80 mil quilômetros. Por isso, estão tranquilos com a viagem, mas também entendem que qualquer problema com o Fusca fará parte da jornada do casal.

Leia também:
Menino inova na escolha de pet e faz amizade com um galo em Joinville
Continua depois da publicidade
Morador de Itapoá é o único recenseador cadeirante de SC: “Quero mostrar que é possível”
Ronaldinho Gaúcho em Joinville: Despedida de Ramires marcará duelo entre craques
FIFA 23: Joinvilense Gabriel Sara estará presente em novo jogo de futebol
Bebê de Joinville com leucemia recebe alta de hospital após um ano internado