As redes sociais ainda são espaços muito relacionados a entretenimento, mas cada vez mais vêm sendo exploradas também pelo mundo dos negócios. O LinkedIn foi uma das primeiras empresas a apostar neste tipo de ferramenta com uma visão mais corporativa – no caso, com foco em carreira. Agora, um casal de Joinville quer seguir o mesmo caminho, mas com uma proposta diferente.

Continua depois da publicidade

Criado por André Vargas e Márcia Campos, o Webfirmas (www.webfirmas.com.br) se propõe a ser um site de relacionamento que conecta empresas a clientes – ou clientes a empresas, não necessariamente nesta ordem. Isso porque o cadastro pode ser feito como pessoa física, empresa ou profissional liberal. Basicamente, a funcionalidade do Webfirmas é a mesma para os três tipos de perfis.

A página inicial lembra muito a timeline do Facebook, com uma caixa de diálogo onde é possível postar um comentário, uma foto ou um vídeo e interagir com pessoas e empresas. Mas alguns detalhes tornam a rede singular.

No momento do cadastro, o usuário pessoa física preenche uma série de campos, nos quais informa assuntos de interesse. Com base neles, o Webfirmas sugere o contato de empresas, a partir de seu banco de dados, que atuam em áreas relacionadas às preferências dessa pessoa, facilitando a busca por serviços e produtos.

Continua depois da publicidade

– Assim, o cliente encontra uma empresa que pode ter um produto ou serviço para ele, e a empresa ganha um potencial cliente – explica Vargas.

De acordo com Márcia, o Webfirmas foi pensado, principalmente, para facilitar a vida de micro e pequenas empresas. Elas podem ampliar seu leque de contatos, já que o site filtra, por preferências pré-definidas, usuários que podem ter interesse no que elas oferecem. Além disso, as companhias podem disponibilizar as vagas que têm em aberto (e atrair profissionais para elas) e realizar enquetes e promoções de produtos e serviços.

– São funções específicas que outras redes não têm e que ajudam na estratégia de marketing da empresa – avalia Márcia.

Continua depois da publicidade

Outra vantagem é que, no Webfirmas, empresas podem encontrar fornecedores e parceiros de negócios. O cadastro na rede é gratuito.