Um casal de idosos foi resgatado na madrugada desta terça-feira depois que a casa em que eles viviam, em Videira, no Meio-Oeste, deslizou de um barranco e parou em uma árvore, cerca de 10 metros abaixo. Eles foram encaminhados para o Hospital Divino Salvador com ferimentos leves, mas foram liberados ainda durante a manhã. A cidade teve um vendaval durante a noite, com ventos acima de 80km/h.
Continua depois da publicidade
Um vizinho viu a ocorrência e acionou o Corpo de Bombeiros por volta das 2h30min desta terça-feira. O homem de 78 anos foi o primeiro a ser resgatado dos destroços na rua Antônio de Carli. Para a retirada da mulher dele, de 61 anos, que estava sob os escombros, a guarnição precisou utilizar equipamentos de rapel.
Segundo a Defesa Civil, a área, que fica no bairro De Carli, estava interditada desde 2013, quando uma vistoria atestou que a casa não foi construída de maneira adequada e que o terreno era muito íngreme e acidentado para a residência.
– Depois do aviso, a família derrubou a casa e foi para outro lugar. Mas o senhor não queria morar em outro lugar e construiu outra residência no mesmo local, também com um material impróprio – explica o coordenador municipal da Defesa Civil de Videira, Dinilso Gaio.
De acordo com Gaio, a chuva que caiu em Videira entre as 21h de segunda-feira e o momento da ocorrência, cerca de 2h30min de terça, não seria suficiente para um deslizamento. O acumulado teria atingido 30 mm.
Continua depois da publicidade
– A área era de risco, mas, em um primeiro momento, estamos avaliando que a causa do acidente foi a estrutura da casa – disse Gaio.
Uma perícia será realizada na tarde desta terça-feira para confirmar o que aconteceu. A assistência social da prefeitura de Videira foi acionada para auxiliar na realocação do casal. Até uma nova residência ser encontrada, eles devem ficar na casa de parentes .