Repercute nas redes sociais o vídeo de um casal de idosos de Rodeio, no Médio Vale do Itajaí, sendo agredido no meio da rua sob xingamentos de moradores que presenciaram — e filmaram — toda a cena (assista abaixo). O caso aconteceu no domingo (26) e passou a ser investigado pela Polícia Civil nesta terça-feira (28), depois que as imagens chegaram ao conhecimento das autoridades. O motivo seria uma desavença entre vizinhos.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias do Vale do Itajaí direto no Whatsapp.

A agressão foi no bairro Rodeio 12. O casal aparece caminhando seguido de um grupo formado por um homem e dois adolescentes. O adulto e o rapaz mais velho, que são pai e filho, empurram e chutam os idosos, que pedem para eles pararem. A mulher de cerca de 70 anos parece tentar pegar uma pedra no chão para se defender, mas nada acontece.

Depois de alguns segundos, o jovem empurra o idoso, que cai no chão, mas consegue se erguer. Assim que fica de pé, enquanto tenta se virar em direção ao agressor, leva um soco no rosto e volta ao solo, não levantando mais até o final do vídeo. Todo episódio é acompanhado pela vizinhança que assiste inerte, comemorando e rindo de cada ato violento.

Na sequência surge uma mulher, que fala para a idosa:

Continua depois da publicidade

— Se mais uma vez o meu filho vier pra casa e me dizer que vocês chamaram ele de macaco [inaudível]…

> Alargamento da praia na Barra Sul em Balneário Camboriú é concluído; veja antes e depois

A confusão termina com os quatro saindo do local, deixando os idosos sozinhos na via.

Briga na vizinhança

A equipe do delegado Filipe Martins esteve na rua em que o fato ocorreu nesta terça-feira. Conforme o investigador, o inquérito para apurar o crime de lesão corporal foi instaurado. A vítima, que tem mais de 60 anos, está bem e já voltou a trabalhar com o carrinho de coleta de recicláveis que usa para se manter.

De acordo com o agressor que desferiu o soco, que tem menos de 18 anos, o idoso teria o xingado de “ladrão e macaco”, o que resultou no início da briga. O adolescente também afirmou ao delegado que foi ameaçado com um canivete e atingido por uma paulada. 

> Demolição do túnel da Fortaleza vai mudar o trânsito na BR-470 em Blumenau; veja infográfico

O relato foi registrado em boletim de ocorrência nesta terça-feira, ainda segundo Martins. As denúncias contra o idoso também serão investigadas.

Continua depois da publicidade

Lesão corporal

Os autores da agressão foram identificados e devem terminar de serem ouvidos nos próximos dias. Pai e filho podem responder por infração análoga a lesão corporal e lesão corporal.

Vídeo da agressão em Rodeio

Leia também

Alargamento da praia na Barra Sul em Balneário Camboriú é concluído; veja antes e depois

Menino morto em acidente em Blumenau estava a caminho da escola com o irmão

Votação do orçamento é risco de SC perder mais recursos para estradas