Um casal de ambientalistas à frente de uma reserva ambiental em Guaramirim, no Norte de Santa Catarina, afirma ter sido vítima de um ataque a tiros na última terça-feira (28). Parte dos disparos foram feitos contra a residência deles e não deixou feridos.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A casa fica na entrada da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Rã-bugio — esse tipo de certificação é cedido pelo Ministério do Meio Ambiente às áreas que estejam, por iniciativa do proprietário, destinadas à conservar a biodiversidade. Duas placas que indicam o local também foram atingidas pelos tiros.
Germano e Elza Woehl, que também estão à frente de um instituto que repete o nome da unidade de conservação, dizem que o ataque se deu após terem denunciado irregularidades, Afirmam ainda que pode ter ocorrido em retaliação à sua atuação.
— Com certeza foi alguém que tem ódio do nosso trabalho, raiva de ambientalistas, para intimidação — disse, ao g1 SC, Germano, que não estava na residência na ocasião do ataque.
Continua depois da publicidade
Apenas a esposa do ambientalista estava no local.
— Eu tinha viajado para fiscalizar outras áreas em Itaiópolis, e minha esposa estava sozinha. Se eu estivesse em casa, tinha sido atingido pelos tiros — relatou.
Ainda segundo Germano, os disparos vieram de um homem que chegou de moto ao local.
— Parte dos tiros foi em direção ao banheiro. Os outros tiros foram em direção à nossa casa. A munição pegou na parede, ao lado da porte da garagem, e sete chumbos entraram na casa, atravessaram a porta da garagem. Um deles ricocheteou, quebrou a porta de vidro interna e atingiu a sala, exatamente onde eu fico — disse.
A Polícia Militar foi acionada ainda na sequência do ataque. O casal também registrou um boletim de ocorrência. A Polícia Civil e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) foram procurados pelo g1 SC, mas ainda não se manifestaram.
Leia mais
Indígenas Xokleng se mobilizam para reflorestar território com árvore sagrada em SC
Continua depois da publicidade
Aeroporto de Joinville inaugura nova rota de voo direto para Porto Seguro
Mafra terá festival de inverno com atrações culturais, esportivas e gastronômicas