– Prepara e vai.
Foi a frase que Gelsomar, 36 anos, e Franciela, 34 anos, ouviram do treinador, há pouco mais de um ano, no primeiro treino de corrida de ambos. Um novo esporte que abria as portas a duas pessoas sedentárias e cheias de problemas de saúde. De setembro de 2014 a outubro de 2015, o casal se preparou, foi, melhorou as condições físicas, perdeu muitos quilos e, neste domingo, estará largando para disputar a Meia Maratona Internacional Caixa de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Leia mais sobre vida outdoor em Aventura SC
Meia Maratona de Florianópolis confirma principais nomes para 2015
Continua depois da publicidade
Ele, Gelsomar, 33 quilos a menos do que quando decidiu mudar o estilo de vida, ganhou mais que uma parceira de corridas. Já ela, Franciela, além de menos colesterol e exames clínicos mais equilibrados devido à vida saudável, também virou uma excelente atleta, contando no currículo alguns pódios, um deles o terceiro lugar no início do mês, nos 10k da corrida do Sesi, com excelente pace de 4’54” (pace é o tempo que o atleta consegue percorrer em um quilômetro).
A frase mágica ouvida desde que se incorporaram à assessoria Just Run virou blog para contar a história de sucesso (preparaevai.com.br). E se transformou em mais um exemplo da magia e da transformação que a corrida pode fazer por quem adere a este democrático esporte, que pode ser praticado em qualquer lugar e horário e exige apenas o investimento inicial em um bom tênis. E força de vontade, claro!
Motivação que Franciela encontrou no desejo de ajudar o marido e a si própria. Obeso, Gelsomar foi alertado pelo nutricionista da necessidade de mudar hábitos, entre eles rotineiramente comer hambúrgueres, duas a três vezes na semana.
Continua depois da publicidade
A péssima qualidade da alimentação, basicamente composta por produtos gordurosos e laticínios, se aliava perigosamente ao fato de a dupla estar há mais de 15 anos sem praticar nenhuma atividade física. Uma vida que se resumia em trabalhar, voltar para casa, sentar em frente à TV e comer.
– Éramos absolutamente sedentários. E não bastaria só ele mudar, eu teria que mudar junto. Sequer sabíamos o que era um alimento funcional. Meus exames clínicos e os dele eram horríveis, era preciso tomar uma atitude – conta Franciela.
– Procuramos a assessoria e começamos sem muito propósito, cheguei só para acompanhar o Gelsomar, avisei o professor assim: “vou só olhar”. Quando vi estava correndo junto com ele e o bichinho da corrida mordeu a gente – comemora.
Continua depois da publicidade
O casal, 12 provas de corrida depois, perdeu gordura corporal, ganhou massa magra, qualidade de vida no trabalho dela, analista de gestão de pessoas, e dele, analista de aquisições, e planos para um futuro animador: depois da Meia Maratona de Floripa, eles projeta am a primeira viagem internacional, a Meia Maratona de Punta del Este, no Uruguai.
A rotina da dupla? Atividade física cinco vezes por semana, três dias de corrida (coincidentemente substituindo o números de dias antes dedicado aos hambúrguer es) e dois de reforço muscular na academia do prédio onde moram.
Eles estão preparados, e vão…
E você?
Serviço
11ª Meia Maratona Internacional Caixa de Florianópolis
Data: Domingo, 11 de outubro
Local: Avenida Beira-Mar Norte, Praça do Sesquicentenário
Horário da largada: 7h