Muitos casais concordam em não ter filhos depois de apenas uma discussão e, às vezes, nem mesmo mencionam o tema, conforme palestra pronunciada na conferência anual da Associação Sociológica Britânica em Leeds.

Continua depois da publicidade

Edina Kurdi, da Universidade de Middlesex, disse que 40% das mulheres sem filhos pesquisadas por ela para um estudo o tinham discutido apenas uma vez no início de seu relacionamento ou não conversaram de fato.

A cientista realizou um teste on-line que incluiu respostas de 75 mulheres britânicas a partir dos 35 anos de idade e que não tinham filhos. Ela entrevistou nove delas cara-a-cara.

A pesquisa questionava sobre as discussões que a participante tinha tido com seu parceiro atual a respeito de ter ou não filhos. Vinte e três das 63 voluntárias que responderam à pergunta haviam decidido não se tornar mães após uma única conversa. Outras três mencionaram que o casal nunca tinha falado sobre o assunto.

Uma das mulheres ouvidas disse que a “negociação” se resumiu ao seguinte diálogo:

Continua depois da publicidade

– Você quer ter filhos?

– Não.

– Nem eu.

Em seguida, eles mudaram de assunto para algo mais interessante, disse a entrevistada.

– Ninguém nunca chegou a reconsiderar essa decisão. Não havia necessidade.

Outra resposta apontou que nunca foi preciso travar esse tipo de diálogo já que, segundo sua autora, a conclusão foi alcançada pela interpretação dos gestos e ações.

– Nós tínhamos um carro de dois lugares. Foi o suficiente para entendermos.

– Não ter filhos é, obviamente, uma decisão muito importante, e o interessante da pesquisa foi a quantidade insignificante das discussões dos casais envolvidos. Muitos estão concordando em não ter filhos em uma única conversa ou de uma forma tácita- afirma Edina.

De acordo com a pesquisadora, uma possível razão para que os casais não precisem falar tanto sobre o assunto é que eles podem sentir com precisão que o seu parceiro não quer ter filhos através da observação de suas crenças e estilo de vida.

A investigação também verificou as razões pelas quais os casais sem filhos assim permanecem e as atitudes dos outros para com um casal sem filhos.

Continua depois da publicidade

– Pouca atenção tem sido dada às negociações dentro de relações românticas sobre não ter uma família, mesmo que os países desenvolvidos estejam um declínio geral na fertilidade combinado com uma taxa baixíssima de natalidade- conclui a autora.