Um em cada quatro casamentos acaba hoje em separação no Japão – mas o divórcio permanece sendo uma espécie de tabu cultural no país, motivo de vergonha para marido e mulher. Para ajudar os casais a enfrentar o problema, ganha cada vez mais espaço um tipo de celebração diferente: cerimônias de divórcio, com direito, inclusive, a convidados e recepção.

Continua depois da publicidade

Depois de oito anos casados, os japoneses Taka e Michiko (eles pediram para que seus sobrenomes não fossem divulgados) protagonizaram recentemente uma cerimônia desse tipo, acompanhada pela rede de TV americana CNN. A ideia partiu da esposa, Michiko, e surpreendeu o marido. Mas, depois de ler informações no site de uma agência especializada nesse tipo de iniciativa, acabou sendo convencido de que representaria um bem-vindo “epílogo emocional” do casamento.

A cerimônia começou com Taka e Michiko se encontrando em frente a um templo em Tóquio. A esposa vestia um quimono, e o marido, um terno. De lá, seguiram pelas ruas da cidade – em riquixás separados e acompanhados por amigos a pé – até a sede da agência, onde foram recebidos pelo “organizador de divórcios” Hiroki Terai. Na fachada do prédio, podiam ser lidas as palavras “Recomeço” e “Divórcio”.

Em um curto discurso, Terai afirmou que Taka e Michiko haviam progressivamente se afastado desde o casamento, em 2002 – e que estava na hora de dizer adeus. Então, segurando um pesado martelo verde, o casal golpeou a aliança de Michiko, de platina e diamante. Foram necessárias seis batidas no total até que os diamantes se soltassem e o anel entortasse.

– Eu me sinto livre – disse Michiko, sorrindo pela primeira vez no dia.

Continua depois da publicidade

– Eu me sinto melhor do que antes. Acabou – concordou Taka.

Para encerrar a cerimônia, houve uma curta recepção – na qual, simbolicamente, os dois se sentaram de costas um para o outro.

Os convidados receberam como lembrança palitinhos japoneses, também simbólicos, já que são facilmente separáveis.

Terai garante que seu ramo de atividade está em expansão. Ele já está com a agenda cheia para as próximas semanas e tem recebido milhares de consultas de possíveis clientes.