Os temporais trazidos por uma frente fria que chegou ao Estado neste final de semana causaram estragos significativos em cidades do Oeste catarinense. Barra Bonita, o menor município em número de habitantes de Santa Catarina, foi o mais castigado até o momento. Lá, uma casa chegou a sair do lugar, parando sobre um carro, tamanha a força do vento. A Defesa Civil confirmou que a cidade, assim como São Miguel do Oeste, teve uma tempestade severa associada a um tornado. A prefeitura estuda decretar situação de emergência.

Continua depois da publicidade

Queda brusca de temperatura e vendaval deixam SC em alerta de perigo

Eduardo Frederichs, coordenador de Defesa Civil de Barra Bonita, contou que árvores e fiação elétrica caíram sobre as ruas e 40 imóveis tiveram danos por conta do temporal e do tornado. O fenômeno começou por volta das 21h de sábado (20) e veio acompanhado de muito vento. Destelhamentos, quedas de vegetação e postes de energia estão na lista dos impactos. Três vias do município de 1,6 mil moradores seguiam interditadas na manhã deste domingo (21).

A Defesa Civil do Estado atua no auxílio de entrega de lonas, desobstrução das estradas, levantamento e orientação, informou o órgão. Além de Barra Bonita, outras duas cidades da região, São Miguel do Oeste e Guaraciaba, acionaram os bombeiros militares para o atendimento a ocorrências. Os socorristas focaram nos cortes de árvores e na distribuição de lonas.

Apesar dos prejuízos, não houve feridos.

Continua depois da publicidade

Veja fotos

Chuva segue em direção ao Litoral

Na última atualização da previsão enviada às equipes de Defesa Civil do Vale do Itajaí na manhã deste domingo, os meteorologistas confirmam uma verdadeira “montanha-russa” no tempo. Os modelos mostram que a instabilidade tomará conta do Vale do Itajaí a partir do final desta manhã e início da tarde, começando pelo Alto Vale.

Chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo são esperados. A condição “desce” para o Médio Vale e Litoral Norte entre a tarde e noite, perdurando até o final da manhã de segunda-feira (22).

Segundo a Defesa Civil, “são esperados volumes acumulados de precipitação expressivos, além da ocorrência de temporais intensos. O risco é alto a pontualmente muito alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos”. Apesar do órgão não ter falado em números, o Instituto Nacional de Meteorologia já divulgou que o acumulado pode chegar a 100 milímetros de chuva por dia, ou seja, mais da metade do esperado para o mês inteiro.

O cenário é para mudar já na segunda-feira. A partir da tarde, a chegada de uma massa de ar seco deixa o tempo estável, com presença de sol em todo o Vale do Itajaí. Junto com a estabilização, vem um declínio brusco nas temperaturas. Se no fim de semana as máximas ficaram perto dos 30ºC, o amanhecer de terça-feira (23) será de 5°C em algumas cidades do Vale. Em Blumenau, a previsão do AlertaBlu indica mínima de 9ºC.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Novo alerta sobre chuva na região de Blumenau e no Litoral reforça “montanha-russa” no tempo