Com o fim de ano chegando, muita gente planeja passar alguns dias fora de casa visitando familiares, amigos ou só curtindo dias de férias e descanso. Mas viajar com tranquilidade só é possível quando sabemos que a casa está segura e que, mesmo longe, não há razão para se preocupar. Para garantir sua paz durante as férias, veja alguns cuidados que devem ser tomados antes de botar o pé na estrada.
Continua depois da publicidade
1 – Movimento na casa
Casas que aparentam estar vazias costumam ser um alvo mais atrativo para os mal-intencionados. Alguns detalhes são indicativos de que não há ninguém em casa, como luzes acesas dias e noites, acúmulos de jornais e revistas na frente da casa, grama por cortar e cortinas sempre fechadas. Pedir para um amigo ou vizinho de confiança recolher os jornais e regar as plantas pode ser uma boa ideia, assim como instalar luzes com sistema de controle remoto ou timer, que podem ser programadas para ligar e desligar em horários específicos.
2 – Evite inconvenientes
Não custa lembrar: antes de sair, verifique se todas as torneiras estão fechadas, o fogão, desligado e os eletrônicos, fora da tomada. Caso tenha objetos de valor, guarde-os em um cofre ou em um local seguro. Não deixe nada valioso à vista e certifique-se de que todas as portas e janelas estão trancadas.
Continua depois da publicidade
3 – Seja discreto
Não comente sobre a viagem com todo mundo, especialmente com pessoas que não são próximas. Nas redes sociais, permita que apenas amigos e conhecidos tenham acesso às fotos da viagem que você compartilha. Vale lembrar que você controla quem pode ver suas publicações na internet.
4 – Conte com a tecnologia
A tecnologia é uma grande aliada da segurança residencial. Fechaduras digitais, por exemplo, garantem o acesso apenas de quem tem a senha ou chave de acesso. Trocar a senha antes de viajar e dá-la a apenas uma pessoa de confiança garante que mais ninguém vai conseguir entrar na casa com facilidade. Além disso, esses equipamentos têm alarme e função anti-arrombamento que oferecem uma segurança a mais. Outros dispositivos excelentes são os porteiros eletrônicos e vídeo porteiros. Eles permitem atender as chamadas do interfone pelo celular, dando a entender que há alguém em casa.
5 – câmeras de segurança
Câmeras de segurança que monitoram ambientes internos e externos oferecem a tecnologia mais adequada para saber o que acontece em casa mesmo quando você está ausente. Tanto em ambientes externos quanto internos, procure direcionar a câmera para portas e janelas.
Opte por modelos que tenham visão noturna, amplo campo de visão e, principalmente, acesso remoto para que você fique sabendo de tudo que acontece pelo celular. Outra função importante é a detecção de movimentos. Escolha uma câmera que emita alertas no celular quando houver alguma movimentação no ambiente. Assim, mesmo distante, você consegue tomar as providências necessárias.
Continua depois da publicidade
Destaques da ic3:
Fácil de instalar e de usar, a câmera Mibo iC3 garante que a segurança da sua casa e da sua família esteja nas suas mãos, onde você estiver. Com uma tecnologia exclusiva e moderna, a Mibo iC3 é um produto Intelbras, líder brasileira em segurança eletrônica.
– Notificações de movimento
– Áudio bidirecional
– Conexão por Wi-Fi
– Imagens em HD
– Plug & Play: fácil instalação
– Armazenamento em cartão micro-SD
Preço médio: R$ 349
Conteúdo patrocinado por Intelbras e produzido pelo Estúdio de Projetos Especiais & Brands