Depois de visitar imóveis no bairro Baependi e no Centro de Jaraguá na última sexta-feira, foi definido essa semana onde será a nova sede do abrigo provisório de crianças e adolescentes.

Continua depois da publicidade

Uma casa que já está sendo reformada no bairro Baependi receberá os menores, ainda sem data para ser inaugurada. A visita aos imóveis foi feita pelo prefeito Dieter Janssen, a vereadora Natália Petry e a secretária de Desenvolvimento Social, Euci Cristofolini.

Hoje, o abrigo funciona junto ao prédio do Centro de Referencia Especializada de Assistência Social (Creas), antigo Procad, no bairro Tifa Martins. Porém, uma determinação do Ministério Público, Juizado da Infância e da Adolescência e Corregedoria Estadual, obriga que o espaço seja uma casa, em um bairro residencial, com pátio, jardim, horta, todas as características de uma residência.

– Essas crianças já foram afastadas de suas famílias e temos que amenizar os impactos sociais de todas as formas, fazer com que se sintam verdadeiramente em casa – explica a secretária.

Continua depois da publicidade

Euci já foi coordenadora do abrigo nos anos de 2009 a 2011 e conta que a determinação foi enviada à Prefeitura na gestão passada. Por isso, um projeto da nova casa orçado – em quase R$ 150 mil – começou a ser executado ainda em 2012.

– Já tem uma construtora trabalhando na obra e parte dela já está pronta. Só parou por causa da transição do governo. Vamos retomar essa obra que já existe – garante.

Como ainda não entrou em contato com a construtora responsável pela reforma, a secretária não soube informar o prazo para que o local fique pronto.

Continua depois da publicidade