Uma casa no bairro da Várzea, em Lages, teve que ser interditada após um deslizamento de terra. O caso ocorreu nesta quinta-feira (18), por volta das 8h. De acordo com a Defesa Civil, a chuva forte ajudou a comprometer a residência, que recentemente tinha passado por uma obra regular. A cidade também registrou alagamentos após a passagem do fenômeno.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Segundo o engenheiro da Defesa Civil, Filipe Wroblescki, uma das peças da fundação da casa de madeira caiu, após um deslizamento de terra facilitado pela chuva intensa que afeta a região.
Conforme as informações, em uma obra feita por conta própria, realizada anteriormente, o proprietário fez uma escavação ao lado da casa para ampliá-la. Para o engenheiro, a obra provavelmente não possuía alvará de construção e foi a causa do deslizamento.
Como corria risco de desmoronar, a casa foi interditada e os proprietários tiveram que sair da residência. A Defesa Civil foi até o local após um dos donos ligar avisando do deslizamento. Segundo as autoridades, ninguém se feriu.
Continua depois da publicidade
A cidade também registrou pontos de alagamentos devido às chuvas desta quinta-feira (18) em ruas dos bairros Araucária e Ferrovia. Além disso, houve um desmoronamento das margens do rio Carahá, que corta a cidade.
Veja as fotos da casa:
Com a chuva, Defesa Civil alerta para risco de ocorrências
A Defesa CIvil emitiu um alerta para a região do Meio-Oeste nesta quinta-feira em função das chuvas que afetam toda Santa Catarina. A recomendação é de atenção por conta da possibilidade de chuva forte isolada, com descargas elétricas, alagamentos e risco de enxurradas para os municípios da região.

Recomendações
- Alagamentos: Evitar entrar em contato com a água ou dirigir em locais alagados, evitar transitar por pontes submersas, atenção com crianças próximas a rios e ribeirões.
- Deslizamentos: Atenção a qualquer movimento de terra ou rochas próximo de residências, atenção ao aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
- Defesa Civil: 199
- Corpo de Bombeiros: 193
Leia também
Governo de SC vai nomear mais 1.500 servidores para Educação
Continua depois da publicidade
SC tem o menor número de internados em UTI por Covid-19 em um ano
SC tem documento pronto para liberar uso de máscaras ao ar livre