Uma casa de repouso foi condenada a indenizar a família de um idoso por danos morais após não prestar os cuidados necessários ao ex-interno em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina. A decisão foi tomada pelo juiz João Carlos Franco, da 2ª Vara Cível.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Segundo o processo, a filha do idoso firmou contrato com a instituição em novembro deo 2020 após alegar impossibilidade de manter a qualidade de vida do paí porque também estava com a saúde debilitada.
Cerca de dez dias após a internação, o idoso apresentou quadro de desidratação e emagreceu dez quilos. Ele precisou ser internado no hospital, onde os médicos identificaram a existências de pequenas escaras, de acordo com os autos. O homem também já havia sido diagnosticado com Alzheimer e mal de Parkinson.
Após alta hospitalar, o idoso retornou aos cuidados da casa de repouso e foram repassadas à proprietária da instituição todas as orientações para manutenção do tratamento das lesões.
Continua depois da publicidade
A filha do idoso relatou que permaneceu um curto período sem visitar o pai por causa das restrições da pandemia. Quando teve permissão, chegou ao local e se assustou com a aparência do idoso, que estava magro, com expressão de dor e diversos machucados, segundo o processo.
O pai foi retirado da casa de repouso no mesmo dia e encaminhado ao hospital novamente. Foi quando os médicos descobriram feridas em estado avançado por todo o corpo, com profundidade e largura de sete centímetros. Em março de 2021, o idoso morreu.
— Inafastável o reconhecimento de que houve falha nos serviços prestados pela demandada, a qual não dispensou o adequado atendimento ao idoso colocado aos seus cuidados. A responsabilidade da ré nessa hipótese é objetiva, sendo descabidas perquirições a respeito da ausência de culpa pelo ocorrido — anotou o juiz.
Leia também:
Homem é atropelado na frente de loja e morre em Joinville
Motorista é encontrado morto em praia de SC e família lamenta: “Gostava muito de pescar”
Joinville volta a ter queda no número de mortes por Covid em setembro