Para idealizar o novo projeto desta loja de produtos naturais e orgânicos voltados à alimentação saudável, os profissionais do escritório Schneider Martins não foram muito longe. Os arquitetos Felipe Schneider e Marcelo Martins buscaram nas tradicionais feiras livres a inspiração para o novo layout da loja de 35 metros quadrados e pé-direito de 4,50 metros, que fica dentro de um shopping no Centro de Florianópolis, e funciona meio como um empório atuando com a venda também de produtos à granel.
Continua depois da publicidade
– No térreo o estande central tem uma escadinha e prateleiras sobre pallets (aquelas bases de madeira muito usadas para armazenar e empilhar mercadorias), mas com um toque contemporâneo. Usamos madeiras claras como a teka e o pinus, que remetem às usadas em feiras, e ambientamos o espaço com samambaias. Na parte de cima fica o depósito – pontuam os arquitetos.
As grandes estantes laterais são ligeiramente voltadas para a entrada da loja, de forma que quem passe veja mais facilmente os produtos e seja convidado a entrar. Os vidros da fachada foram eliminados pelo mesmo motivo, segundo Felipe e Marcelo.
– A ideia é que o cliente nem perceba que entrou na loja e, como numa feira que está naturalmente ocupando uma rua, as pessoas se sintam à vontade para ver os produtos de perto, sem compromisso – explicam.

A estante que expõe os produtos TEM EFEITO DIFERENCIADO. Olhando de dentro para fora da loja a luz realça ainda mais o móvel pintado de verde
Continua depois da publicidade
Foto Ricardo Wolffenbüttel
SOLUÇÕES DIFERENCIADAS
O espaço que hoje abriga o comércio de produtos naturais era uma antiga loja de lingeries, que foi totalmente removida. Na nova proposta, os arquitetos criaram um mezanino metálico, novos pontos elétricos, forro, pinturas, revestimentos e móveis.
O lustre metálico sob medida de estrutura laranja e formas orgânicas, com desenho autoral do escritório e produção exclusiva para este projeto, é um dos maiores destaques. As estantes levemente inclinadas para fora também merecem atenção, na opinião dos profissionais.
– Esta foi uma sacada interessante: os montantes internos da estante são pintados de verde. Assim, quem olha a loja de fora vê uma estante em madeira, com os produtos bem visíveis. Mas quem olha a loja de dentro para fora tem uma outra imagem, tudo verde, com iluminação apropriada para realçar esse detalhe.
No centro da loja fica o conjunto de prateleiras formado por aparadores em ferro pintado de verde sobre pallets e uma escadinha de feira que serve como display.
Continua depois da publicidade
O piso é laminado vinílico padrão madeira. Já as paredes são revestidas com estantes em madeira teka e painéis em fórmica. O balcão do caixa ganhou forma com a madeira de pinus tingida de verde, que parece uma caixa de feira.
A luminotécnica é definida pela luz pontuada com lâmpadas CDMR (vapor metálico) e AR-70 num forro bem escuro, luminária central escultórica e fitas de LED na estante para iluminar bem os produtos.

No centro da loja APARADORES PINTADOS E UMA ESCADA funcionam como display
Foto Ricardo Wolffenbüttel
OS PROFISSIONAIS
Schneider Martins Arquitetura
Arquitetos Felipe Schneider e Marcelo Martins