Uma casa centenária de Indaial, que abrigou a primeira fábrica de leite em pó da América do Sul, deve ser restaurada, determinou a Justiça. Os proprietários deverão contar com o apoio do Estado para fazer os trabalhos. O pedido foi feito em uma ação civil ajuizada pelo Ministério Público de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e reão por WhatsApp

A “Casa Enns”, construída entre os anos de 1920 e 1923, tem valor histórico-cultural e passa por um processo administrativo de tombamento pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) desde 2007, ano em que foi lançado o projeto “Roteiros Nacionais de Imigração”.

No local, funcionou a fábrica por cerca de quatro anos. Historiadores contam que o empreendimento não prosperou porque, à época, os moradores tinham facilidade em obter leite fresco.

Apesar da importância, a casa passou por situação de abandono, diz o Ministério Público. A promotoria solicitou obras emergenciais para evitar a deterioração, o que foi cumprido. Recentemente, então, a Justiça determinou que uma restauração integral seja feita, sem alterar o projeto original.

Continua depois da publicidade

Leia também: Casarão histórico no Centro de Blumenau está à venda por R$ 8 milhões; veja fotos

Para isso, qualquer intervenção no imóvel deve ser autorizada previamente pela FCC. A fundação ainda deverá exercer a vigilância sobre a casa histórica, fiscalizar as ações e prestar todo o auxílio aos proprietários.

Já houve recurso da decisão por parte do Estado, mas o Tribunal de Justiça em Florianópolis ainda não apreciou o apelo dos réus.

Contraponto

Durante o processo, a casa foi vendida para novos donos, conta o advogado dos antigos proprietários, Miguel Ângelo Soar. Para o defensor, os clientes não terão de arcar com a reforma por não serem mais responsáveis pelo imóvel.

A reportagem não conseguiu contato com os donos atuais.

Leia mais

Prefeitura de Ilhota abre concurso público com mais de 50 vagas; veja funções e salários