A Galeria de Arte Municipal Victor Kursancew, integrante da Casa da Cultura de Joinville, está com a exposição “O Olhar da Memória”. A mostra apresenta obras produzidas pelo grupo de ceramistas Barro em Expressão.

Continua depois da publicidade

Como reconhecimento à representatividade que o Barro em Expressão dedica à arte e à cultura de Joinville, ao longo dos seus quarenta anos de formação, o grupo será homenageado durante a Semana do Ceramista, que será realizada de 11 a 15 de junho, pela Escola de Artes Fritz Alt (EAFA).

A exposição reúne fotos, memórias e cerca de trinta peças em cerâmica produzidas pelas onze ceramistas que compõem o Barro em Expressão: Ana Maria Brüske, Berenice Mokross, Claudia Gern (in memorian), Dagmar Parucker (in memorian), Eliana Stamm, Flávia Malburg Figueiredo, Helena Montenegro, Leda Campos, Margit Olsen, Marli Swarowsky e Ruth Buschle.

A mostra “O Olhar da Memória” continua até o dia 22 de junho. O horário de visitação é das 8 às 17 horas, às segundas e sextas-feiras, e das 8 às 20 horas, às terças, quartas e quintas-feiras. A Galeria de Arte Victor Kursancew fica na rua Dona Francisca, 800 – Saguaçu. A entrada é gratuita.

O Barro em Expressão

Continua depois da publicidade

Na década de 1970, em um período efervescente para a cerâmica, na Casa da Cultura, o grupo foi criado pela artista plástica Helena Montenegro, com o nome “Nós seis e nossa cerâmica”.

Em 1981, as amigas e artistas realizaram sua primeira exposição profissional, em Joinville.

– Nossa estreia foi um sucesso. O público gostou muito e todas as obras foram comercializadas – conta Leda Campos.

Com o passar dos anos, o grupo cresceu e passou a se chamar “Barro em Expressão”, chegando a ter a participação de treze artistas plásticas, todas com atuação expressiva no cenário cultural de Joinville.

Além da atuação na cidade, o grupo levou seus trabalhos para exposições em Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e Brasília.

Continua depois da publicidade