Uma central de atendimento aos municípios na Secretaria da Casa Civil deve exercer a função das ADRs (Agências de Desenvolvimento Regional) extintas pelo governo do Estado. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Moisés da Silva (PSL) na tarde dessa terça-feira (15).

Continua depois da publicidade

Moisés esteve presente nas eleições da presidência da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), que ocorreu no auditório da Fiesc em Florianópolis. A relação com o governo nessa nova conjuntura é uma preocupação do novo presidente da Federação, o prefeito de Tubarão Joares Ponticelli (PP) .

— Eu votei contra a criação das ADRs em 2003, acho que a extinção delas é uma coisa boa, mas o fim das ADRs vai gerar um problema de relação entre municípios e estado. Como vai ficar a parte burocrática dos convênios, prestação de contas. Essa função administrativa, burocrática, faziam bem. Agora, quem vai fazer? — questionou Ponticelli.

Segundo o governador Carlos Moisés da Silva, as demandas dos municípios com administração do estado serão encaminhadas para as pastas onde estarão os servidores das extintas ADRs.

— Nós vamos criar na Secretaria da Casa Civil uma central de atendimento aos municípios, onde os prefeitos poderão ter uma agenda com o governador, mas aquela rotina diária com os municípios nós teremos um atendimento privilegiado para essa demanda nova. Todas aquelas ações que o município tinha com o estado, serão mantidas nas devidas pastas para as quais vão migrar os servidores que atuavam nas ADRs. As associações de municípios também podem suprir esse papel — declarou o governador.

Continua depois da publicidade