As janelas recém-pintadas e o jardim florido são alguns sinais do tamanho do amor de seu Ronaldo Olegário pela casa onde mora em Blumenau. Ali no bairro Garcia, ele cresceu com os pais e hoje vive com a esposa e filha. Aos 74 anos, o aposentado tem memória afetiva com o que chama de lar. Afinal, ainda pequeno, ajudou a raspar cada tijolo antes de as paredes serem erguidas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A casa de arquitetura vernacular é centenária e serviu de moradia para a família do visionário do setor têxtil Johann Heinrich Grevsmuhl. Alexandra, filha de seu Olegário, conta que a residência era dos donos da antiga Empresa Industrial Garcia — mais tarde incorporada à Artex, atual Coteminas. Aliás, Otto Huber, um dos fundadores da têxtil, também morou no imóvel, segundo o pesquisador Adalberto Day.

A necessidade à época de ampliar a companhia, porém, fez com que uma solução no mínimo curiosa fosse tomada: a de desmanchar e remontar toda a estrutura novamente, exatamente igual. Foi aí que Carlos, pai de seu Olegário, decidiu comprar a casa da Rua Progresso e levá-la para um terreno na Rua Quilombo. Ele a refez, praticamente toda igual a como era quando saiu do papel pela primeira vez, com a diferença que os fundos eram para a rua.

— Nós achamos a casa linda nesse estilo. Tem coisas para arrumar como toda casa, principalmente antiga, mas adoramos nossa moradia — confessa Alexandra.

Continua depois da publicidade

Segundo ela, nunca nem sequer foi cogitada a possibilidade de derrubar a antiga e construir uma nova. Muito pelo contrário. Elenca os detalhes que tornam o imóvel encantador e único para a família: o pé-direito bem alto e um adorno especial no telhado, pouco visto por aí. Aliás, para não dizer que está 100% original em relação à primeira casa, a varanda foi removida. Só.

Seu Olegário, aposentado da Artex, é quem cuida pessoalmente da manutenção com o objetivo de preservar um pedaço importante da história do Sul de Blumenau.

Leia mais

Casarão histórico no Centro de Blumenau está à venda por R$ 8 milhões; veja fotos

Reserva natural gigante em Blumenau entra em promoção por valor milionário

Mansão deslumbrante com 7 décadas de história vai à venda em Blumenau por R$ 3 milhões