Todos os dias, das 8 às 21 horas, a Casa Brasil Norte, centro de educação profissional da Prefeitura de Joinville, promove uma série de atividades em sua sede, na rua Joana Longen Tenfen, no bairro Jardim Iririú. Atualmente, de acordo com Zenilda Moreira Tromm, professora que atua no setor de apoio pedagógico da unidade, 350 pessoas participam dos cursos, oficinas e aulas oferecidas semanalmente e muita gente atendida é do bairro Iririú. As matrículas e as atividades são todas gratuitas.
Continua depois da publicidade
O centro, segundo ela, tem uma forte relação com a comunidade, por meio da igreja, do postinho de saúde e de parcerias com entidades e universidades. As oportunidades de aprendizado abrangem as áreas de artesanato, beleza, desenvolvimento educacional e social, esporte, expressão corporal e informática.
Andreia Machado, 41 anos, é uma das pessoas beneficiadas com o projeto. No dia em que a reportagem esteve no local, ela participava da oficina de costura criativa. Ela começou a atividade como aluna, mas agora já se vê capacitada para ser professora voluntária na unidade. Moradora do bairro, Andreia diz que espera que o programa continue. Ela também participa das aulas de crochê e tricô.
Na oficina de costura criativa, as mulheres produzem artesanatos com tecido, como puxa sacos. Algumas vendem, presenteiam amigos e famílias e outras ficam com os produtos.
O objetivo da Casa Brasil Norte é ser centro de referência social e agente de desenvolvimento comunitário por meio da realização de cursos profissionalizantes, oficinas, atividades e ações sociais para crianças, jovens e adultos da comunidade. O local busca parcerias com agentes e lideranças tanto do setor público, quanto do privado, desenvolvendo para o mercado qualificação, conhecimento e apoio a iniciativas de empreendedorismo.
Continua depois da publicidade
Nesta semana, a Casa Brasil Norte abriu as inscrições para 20 cursos. O prazo final de inscrição é hoje, dia 30 de junho. Como as matrículas são realizadas por ordem de chegada, as vagas podem ser preenchidas antes mesmo de se encerrar este prazo. As aulas são oferecidas também em outros oito locais da cidade: Casa Brasil Nordeste, Casa Brasil Sul, Escola de Saúde, sede da Escola Têxtil, Centro Educacional e Social Aventureiro (Cessai), Centro Educacional e Social de Pirabeiraba (Cespi), Centro Educacional e Social do Itaum (Cesita) e Centro Educacional XV de Novembro (Centro XV).
Sandra Trapp, gerente de educação profissional da Prefeitura de Joinville, explica que a Casa Brasil Norte tem um ¿cunho social-educativo¿ e as atividades, em sua maioria, são oferecidas por voluntários – são cerca de 16 – e por meio de parcerias com secretarias municipais e outras instituições.
Confira quais são os cursos oferecidos
Judô
Vôlei
Libras
Teatro
Italiano
Jiu-jítsu
Futebol
Manicure
Capoeira
Muay thai
Artesanato
Arteterapia
Informática
Patch Aplique
Crochê e tricô
Dança circular
Reforço escolar
Roda de meditação
Neuropsicopedagogia
Oficina de aprendizagem
Oficina de costura criativa
Vivência (terapia em grupo)
Oficina de pintura em tecido
Artesanato de cestas para sabonetes
Artesanato de ponto de cruz em pedraria
Para se inscrever, basta reunir documento de identidade (RG ou equivalente), comprovante de escolaridade (obtido junto à escola onde estudou), comprovante de residência atualizado (conta de água, luz ou telefone do último mês) e dirigir-se ao centro de educação profissional do curso correspondente, na data de matrícula. Há cursos oferecidos para faixa etária de oito anos até a terceira idade. Consulte o centro de educação profissional onde o curso é oferecido para saber a faixa etária exata. As aulas nos cursos e oficinas do segundo semestre de 2017 iniciam no dia 31 de julho.