Um porta-voz da Casa Branca disse nesta terça-feira que a administração do presidente George W. Bush está disposta a acelerar a concessão de ajudas econômicas já aprovadas pelo Congresso americano para o setor do automóvel. Tony Fratto, porta-voz da Casa Branca, disse que a administração Bush considerará “as idéias do Congresso para acelerar fundos que já foram apropriados no programa de empréstimos” para a indústria do automóvel.

Continua depois da publicidade

Fratto acrescentou que a única condição é que os “fundos vão para empresas viáveis e com sólidas proteções para os contribuintes”. As declarações de Fratto foram dadas após Bush se reunir na última segunda na Casa Branca com o presidente eleito, Barack Obama, em seu primeiro encontro pessoal após a eleição presidencial de 4 de novembro.

Durante a reunião, Obama abordou a crítica situação do setor automotivo americano. Também na segunda, o presidente da General Motors (GM), Richard Wagoner, afirmou que as montadoras americanas – imersas em prejuízos financeiros históricos – necessitam de ajudas federais antes de Obama assumir a Presidência do país em 20 de janeiro.

Na última semana, a GM revelou que está consumindo seus recursos econômicos a um ritmo duas vezes maior que o inicialmente calculado, o que a deixará sem liquidez no princípio de 2009.

Entenda a crise

Continua depois da publicidade