O Congresso, de maioria democrata, e a Casa Branca alcançaram progressos neste fim de semana na negociação sobre um pacote de ajudas à indústria do automóvel.
Continua depois da publicidade
A porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, reconheceu hoje que as negociações tinham entrado em uma fase construtiva, mas não quis detalhar se o acordo está perto.
A Casa Branca e os líderes do Congresso, aonde foram esta semana os diretores de Ford, Chrysler e General Motors para pedir US$ 34 bilhões em empréstimos e linhas de crédito, trabalham contra o relógio para afastar suas diferenças e resgatar essa indústria.
– Tivemos discussões construtivas com os membros das duas câmaras do Congresso, e dos dois partidos – disse hoje Perino, em comunicado.
Até agora, o Governo e a maioria democrata do Congresso não chegaram a um acordo sobre de onde tirar o dinheiro necessário para ajudar à indústria automobilística.
Continua depois da publicidade
Os democratas querem que a ajuda saia do plano de resgate de US$ 700 bilhões, enquanto a Casa Branca acredita que o montante deve ser obtido junto a reservas do Departamento de Energia.
A porta-voz da Casa Branca também mostrou sua confiança em que seguirá avançando na negociação do resgate do automóvel, sob determinados princípios.