A Casa Branca criticou nesta quinta-feira a nova campanha publicitária da empresa multinacional de origem italiana Benetton, com fotomontagem em que o presidente Barack Obama aparece beijando os líderes de China e Venezuela.

Continua depois da publicidade

– A Casa Branca tem uma política de longa data de desaprovar a utilização do nome do presidente e sua imagem com fins comerciais – afirmou o porta-voz Eric Schultz, sobre os anúncios que também geraram protestos do Vaticano.

>>Confira as fotos da campanha da marca

Continua depois da publicidade

Os anúncios publicitários divulgados ontem mostram fotomontagens de Obama, beijando na boca separadamente os presidentes da China, Hu Jintao, e da Venezuela, Hugo Chávez.

A campanha controversa já gerou protestos do Vaticano por causa de outra foto, em que o papa Bento XVI aparece beijando o imã da mesquita de Al Azhar, Ahmed el Tayeb. O Vaticano anunciou que entrará com ações legais contra a campanha.

Na quarta-feira, a Benetton informou ter retirado a foto do pontífice da campanha, mas a imagem continua circulando em fóruns na internet. A empresa multinacional do setor de confecções publicou as fotos como parte de uma campanha denominada “Não ao ódio” (unhate, em inglês), que mostra personalidades com posturas ideológicas e políticas radicalmente contrárias beijando-se.

Continua depois da publicidade

A campanha

A nova campanha United Colors of Benetton chamada UNHATE (“não ódio”) foi apresentada, oficialmente, no início da tarde desta quarta-feira, por Alessandro Benetton, vice-presidente do Benetton Group, em Paris.

O Vaticano reagiu imediatamente à campanha considerando a publicidade “uma falta de respeito grave ao Papa”.

O grupo Benetton e seu fotógrafo Oliviero Toscani tornaram-se célebres por suas fotos provocadoras nos anos 90, entre elas a de uma irmã de caridade sedutora, que se apresenta vestida num hábito branco beijando um jovem padre de batina preta.

Continua depois da publicidade