A economia dos Estados Unidos “não teve bons números” no terceiro trimestre e caminha rumo a outros três meses difíceis, admitiu hoje a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino.

Continua depois da publicidade

– Estamos em um caminho complicado, também em relação ao emprego, e esperamos que o PIB (que será divulgado) na próxima semana não tenha bons números – disse Perino, que reconheceu que “o trimestre seguinte provavelmente também será difícil”.

O Departamento de Comércio divulgará, na próxima semana, o primeiro cálculo preliminar da atividade econômica entre julho e setembro, e a maioria dos analistas acredita que o ritmo de crescimento foi inferior a 0,5% anual. No primeiro trimestre, o ritmo anual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) foi de 1,6%, enquanto no segundo foi de 2,8%.

– Infelizmente há muita gente nos Estados Unidos que perdeu seu emprego ou teme perdê-lo – disse Perino.

A porta-voz destacou que o melhor que pode ser feito é “aplicar o plano de auxílio que destrave o crédito e ponha em movimento o dinheiro para que o país retome o crescimento do emprego”. Perino reconheceu que até hoje nem um único dólar do programa bilionário de resgate financeiro foi utilizado.

Continua depois da publicidade

– No último mês, vimos uma desaceleração tremenda de nossa economia e, enquanto os mercados tentam digerir a situação, o que nos espera, provavelmente, é outro mês difícil – frisou.

A porta-voz reiterou que não estava fazendo uma previsão e imediatamente ressaltou que “caso se olhe a realidade e quanto tempo passará até que o país volte ao crescimento do emprego, pode levar muito tempo”.

Entenda a crise