Uma casa na Rua Araranguá, no bairro Garcia em Blumenau, ameaça desmoronar. Segundo a moradora Irene da Silva Porto, o problema não é de hoje. A situação se estende desde 12 de janeiro do ano passado. Naquele dia, parte da varanda da casa acima da dela caiu. A Defesa Civil foi acionada e pediu para os moradores saírem, inclusive as famílias que residiam na parte de baixo – entre elas a dona de casa -, pois outros imóveis poderiam ser afetados.

Continua depois da publicidade

A Irene seguiu a recomendação, mas como não houve uma solução para a casa que ameaça cair, ela precisou voltar para a residência e agora vive com medo. Se o imóvel da parte de cima desabar, segundo ela, pode afetar ao menos cinco famílias, que moram no entorno.

– Tem três semanas que eles disseram que viriam com a empresa para demolir a casa, mas ainda não apareceram – lamenta a dona de casa.

Questionada pela reportagem da NSC, a Secretaria Municipal de Conservação e Manutenção Urbana disse, por meio da assessoria de imprensa, não ter previsão de quando irá fazer a demolição. Afirmou ainda que, se necessário, enviará um engenheiro ao local para reavaliar e classificar as prioridades.

A prefeitura informou que os recursos do Governo Federal que vieram para Blumenau, destinados à demolição de casas na Rua Araranguá, não são suficientes para a execução de todos os trabalhos. Confira abaixo o que diz a nota:

Continua depois da publicidade

Foi repassado ao município o valor de R$ 705 mil para a recuperação de ruas, pontes, estradas e outros bens públicos, entretanto, somente uma pequena parte deste recurso é para o serviço de demolição de casas. Com isso, será necessário que a prefeitura complemente com recursos próprios, o que está acontecendo, e então as demolições ocorrerão de acordo com o orçamento e as condições climáticas.

Com informações de Vanessa Nora, NSC TV