Uma casa de dois andares onde viviam quatro famílias está em risco iminente de desabar na rua rua Manoel Rosa Freitas, bairro Caminho Novo, em Palhoça. Na quinta-feira (10), o prédio inclinou entre 40 e 50 graus e foi interditado pela Defesa Civil. Nesta sexta, outras quatro residências nos arredores também foram evacuadas pois podem ser atingidas pelo desabamento.
Continua depois da publicidade
Trata-se de uma casa dividida em quatro quitinetes onde dezesseis pessoas moravam. Todos eles mais quatro vizinhos estão em casas de amigos ou parentes. Conforme o gerente geral da Defesa Civil de Palhoça, Leonel Pereira, a estrutura do prédio está comprometida, e provavelmente nenhum engenheiro foi contratado. Ele informa que mesmo com a interdição, pessoas estão entrando na residência e levando pertences.
— Já pedimos para eles se retirar, mas é só a gente virar as costas para eles saquearem, colocando em risco a vida deles próprios.
Os moradores da casa contaram para a Defesa Civil que há três meses o proprietário não aparece nem para cobrar o aluguel. Ele está sendo procurado pela prefeitura da cidade e será intimado a demolir o prédio. Caso isso não aconteça, a prefeitura entrará com uma ação judicial para tomar providências em caráter de urgência.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Assistência Social está providenciando roupas e cestas básicas para os desalojados. Todos estão sendo cadastrados pelo Município. Um abrigo público foi oferecido às pessoas, mas ninguém aceitou.