Para comemorar os 30 anos, abre este sábado (13) na Casa Açoriana a mostra Espaço, Geometria e Construção, reunindo alguns dos mais relevantes artistas representados pela casa.
Continua depois da publicidade
Juliana Wosgraus: Casa Açoriana, caldo e oásis cultural
Participam da mostra: Rubens Oestroem, Clara Fernandes, Jandira Lorenz, Janga, Flávia Fernades, Jalmor Valente, Geraldo Germano, Newton Souza, Juliana Hoffmann, Raul Stahnke, Roberta Tassinari, Anita Damas, Ulisses Lockies, Ramom Rodrigues e João Aires.
A exposição inclui técnicas diferentes como desenho, pintura, técnica mista, escultura, gravura, tapeçaria, objeto e design.
Continua depois da publicidade
Há ainda a Coletiva de Outono, que homenageia dois artistas: Sílvio Pléticos, mestre sempre presente com suas sugestões críticas e incentivos, e Ivone Wosgraus (in-memoriam), criadora de uma obra escultórico-cerâmica cuja importância ainda não foi devidamente avaliada. Ivone é mãe da colunista do Anexo Juliana Wosgraus
Vitrine digna
E lá, com a comercialização de minhas primeiras obras, pude vislumbrar a possibilidade de me dedicar exclusivamente à produção artística. A aposta estava certa. Como eu, sei de outros artistas que se beneficiaram e ainda se beneficiam desta vitrine que expõe com dignidade – e a um público imenso e diversificado – o que de mais genuíno se produz por aqui.
Continua depois da publicidade
A Casa Açoriana é tão importante para cena cultural de Florianópolis, que já se tornou, inclusive, ponto turístico obrigatório.”
Rodrigo Cunha, artista plástica de Florianópolis, que acumula no currículo exposições nacionais e internacionais.
Destaques da trajetória
Continua depois da publicidade
– Foi a primeira instituição cultural privada voltada para a divulgação da arte e da cultura catarinense criada fora dos centros urbanos da Capital.
– Além de promover nos seus primeiros cinco anos cursos e oficinas de arte para os jovens e crianças da vila, a Casa Açoriana realizou importantes semanas culturais, trazendo para o interior da ilha as primeiras mostras de artes plásticas, os primeiros concertos de música, apresentações de teatro e dança contemporânea, bem como exibições de filmes nacionais.
– No decorrer destes trinta anos a Casa lançou vários artistas hoje consagrados, tais como Neri Andrade, Maria Celeste Neves, Tercília dos Santos, Antonio Machado e Maristela Silveira.
Continua depois da publicidade
– Expuseram individualmente na Casa: Sílvio Pléticos, Rubens Oestroem, Luís Carlos Canabarro, Lena Peixer, Regina Melim, Raquel Stolf, Juliana Hoffmann, Sueli Beduschi, Silvia Teske, Antonio Machado, José de Quadros, Paulo Gaiad.
– Foi também a primeira galeria de arte particular a mostrar ao público obras de Silvia Carvalho, Silvia Teske, Roberta Tassinari e Rodrigo Cunha (hoje artista nacionalmente reconhecido), assim como a nova fase de desenhos de Janor Vasconcelos, que tem como tema os mineiros de Criciúma, série que desenvolveu a partir de sugestão do curador da Casa Açoriana, o João Otávio Neves Filho, o Janga.
– É também uma das principais atrações turísticas de Santo Antônio de Lisboa
Agende-se
O quê: exposição Espaço, Geometria e Construção, que reúne alguns dos mais relevantes artistas representados pela casa.
Continua depois da publicidade
Quando: de hoje até 12 de julho. De segunda a quarta-feira, das 10h às 22h, quinta e sexta das 10h às 21h, sábados das 10h às 22h e domingos das 10h às 19h.
Onde: Casa Açoriana(Rua Cônego Serpa,30. Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis)
Quanto: gratuito
Informações: 3235-1262