O cartunista Angeli anunciou o fim da carreira após avanço da doença afasia. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de São Paulo na manhã desta quarta-feira (20) e confirmada em um perfil do artista nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Aos 65 anos, Arnaldo Angeli atuava como cartunista na Folha desde 1973 e foi diagnosticado com a doença há alguns anos. Segundo informou a esposa do artista, Carolina Guaycuru, ao portal g1, a condição atual do quadro de saúde é de uma condição degenerativa que ficou “um pouco mais pesada” há cerca de um mês.
É com tristeza e coragem que a família e os amigos de Angeli comunicam o fim, por questões de saúde, da histórica colaboração entre o autor e a Folha de S. Paulo. pic.twitter.com/5coMYLWL81
— Angeli (@Angeli_) April 20, 2022
O jornal publicou a notícia citando o profissional como “nome que ajudou a escrever a história dos quadrinhos no Brasil” e mencionando o artista como pessoa que “revolucionou a arte que se podia fazer em jornais”.
Continua depois da publicidade
A cartunista Laerte Coutinho falou que “Angeli tem o peso de um Pasquim inteiro em matéria de influência e significado de uma época” e que o profissional “foi vital para a existência do que entendemos como humor em São Paulo.
De acordo com a Folha, a Companhia das Letras está produzindo uma homenagem inédita em celebração aos 50 anos de carreira de Angeli, que reúne trabalhos de todo tipo produzidos ao longo das últimas cinco décadas, como tiras de jornais e revistas, charges, ilustrações e desenhos variados.
A publicação será dividida em dois volumes, reunindo cerca de mil trabalhos, e deve ocorrer ainda este ano.
Afasia é doença neurodegenerativa
A afasia é uma doença neurodegenerativa que prejudica a comunicação e, conforme evolui, incapacita o paciente de se expressar de forma verbal ou escrita.
Continua depois da publicidade
A condição médica ganhou holofotes no mês passado, quando o ator americano Bruce Willis — dois anos mais velho que Angeli e com uma equiparável fama de durão — anunciou sua aposentadoria do cinema pelas mesmas razões.
A filha do artista, Sofia Angeli, disse que “Angeli se aposenta, mas o Arnaldo está aqui. É uma pessoa incrível que se despede de uma carreira, mas não se despede da vida”.
Leia mais:
Bruce Willis se aposenta do cinema por causa de afasia, doença degenerativa
Antivacinas usam ocorrências para espalhar mentiras em SC
Estado tem o maior número de divórcios dos últimos 15 anos
Idosa vai parar na UTI após ser atropelada em faixa de pedestres