Terminou na quarta-feira, o prazo para o eleitor realizar seu alistamento eleitoral, transferir o título ou mudar de local de votação. A procura pelos serviços da Justiça Eleitoral durante a última semana foi grande.

Continua depois da publicidade

Apenas em Santa Catarina, em dez dias de plantão o número de atendimentos chegou a marca de quase 90 mil requisições – 89.811, mais precisamente. De acordo com a previsão feita pela Corregedoria Regional Eleitoral do Estado (CRE/SC), a expectativa era de que cerca de 85 mil eleitores compareceriam durante a semana.

De todas as cidades catarinenses, Joinville foi a que mais recebeu eleitores no período: ao todo foram 7.208 atendimentos. Os cartórios eleitorais de Florianópolis e Blumenau aparecem em sequência, logo abaixo, com 6.334 e 5475 atendimentos registrados.

A data limite para fazer alistamento faz parte do cronograma estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tem como pano de fundo a realização das Eleições de 2014.

Após o dia 7 de maio, o cadastro eleitoral é fechado e, como o nome supõe, nenhum cidadão poderá inscrever-se como eleitor até sua reabertura (programada para novembro). Com esse procedimento, a Justiça Eleitoral estipula o número exato de eleitores do país e prepara as urnas eletrônicas para receber o voto dos cidadãos.

Continua depois da publicidade

Consequências

O eleitor que estiver com seu título cancelado não poderá regularizar sua situação até novembro. Como as eleições ocorrem no primeiro domingo de outubro, esse eleitor não poderá votar e, mais tarde, terá de pagar multa por conta da ausência. O jovem que precisava fazer o título, mas não fez, também estará impedido de votar.

A segunda via do título eleitoral pode ser retirada até 25 de setembro no cartório onde a pessoa estiver inscrita. Já as certidões eleitorais – como a de quitação eleitoral, de filiação partidária ou de crimes eleitorais – podem ser obtidas pela internet a qualquer momento.