A educação em Santa Catarina ganhou ontem mais uma arma contra os conflitos no ambiente escolar: a primeira cartilha formulada pelo poder público para ajudar professores a lidar com violência, bullying, racismo, homofobia e agressões em geral. Cópias do material intitulado 1a Caderno Pedagógico, cuja produção foi encabeçada pelo Núcleo de Educação e Prevenção (Nepre) da Secretaria de Educação, foram entregues em evento no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias sobre educação
Com 50 páginas, o caderno aborda temas como mediação de conflitos, tratamento com as famílias e as diferentes formas de violência em tempos de internet.
– A escola é um dos poucos lugares em que somos todos nivelados, não importando raça, gênero ou classe. Ainda que existam diferentes ritmos de aprendizado, é crucial que os educadores estejam preparados para buscar a igualdade – diz o secretário de Educação de SC, Eduardo Deschamps.
Segundo caderno abordará uso de drogas
Continua depois da publicidade
Embora o mote da cerimônia tenha sido o combate à violência na sala de aula, o governo aproveitou a chance para destacar um tópico diferente, mas relacionado: o abuso e o tráfico de drogas.
Um segundo caderno deve ser publicado em breve e se concentrará na questão. O evento também teve exibição de vídeos da campanha Drogas, não dá mais para aceitar, lançada em agosto.