A partir deste mês, os usuários que precisam agendar consultas, exames ou realizar algum procedimento na unidade de saúde deverão portar o cartão do posto de saúde, o Cartão SUS, e um documento de identificação.
Continua depois da publicidade
A obrigatoriedade de levar os três documentos à unidade de saúde se deve a uma mudança no Sistema de Regulação (Sisreg) do Ministério da Saúde para melhorar o gerenciamento do Complexo Regulatório do SUS. O Sisreg passou a ser vinculado ao Programa de Banco de Dados do SUS (Datasus) e, com isso, passou a exigir os números de documentos dos usuários para agendamentos dos procedimentos.
A coordenadora do setor de cadastramento, Marcia da Rosa, explica que ninguém será impedido de agendar o procedimento caso ainda não tenha o cartão da unidade de saúde ou o Cartão SUS.
– Quem precisa fazer um dos documentos deve levar o comprovante de endereço e um documento de identificação, que seja o RG ou a certidão de nascimento ou casamento, à unidade de saúde e deve aguardar pela confecção do documento na unidade -, explica a coordenadora.
Continua depois da publicidade
Outra forma de obter o Cartão SUS é pela internet. O usuário deve acessar o site da Secretaria Municipal da Saúde.