O sistema de pagamento com cartão de aproximação na Oktoberfest passou no teste de fogo do feriadão. É isso que avalia o secretário de Turismo de Blumenau e presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck. Mesmo com o público recorde no sábado, de 71,6 mil pessoas, e um total de 183,4 mil visitantes entre quinta-feira em domingo, o Oktober Karte não registrou problemas ou filas, o que trouxe um certo alívio à organização.

Continua depois da publicidade

Isso porque o sistema foi alvo de duras críticas em março deste ano, quando saiu do ar justamente no último dia do Festival Brasileiro da Cerveja. Com público e lojistas na mão e sem conseguir comprar ou vender durante o sábado de maior movimento do evento, o método de pagamento passou a ser alvo de críticas quanto à eficiência e confiabilidade. "Imagina se isso acontece na Oktober", diziam os visitantes à boca miúda.

O problema, então, motivou uma série de preocupações do município que se resguardou no edital de licitação para a contratação do sistema. Deu certo. Embora os dois primeiros dias tenham colocado uma pulga atrás da orelha, com registro de filas e longas esperas, o Karte conseguiu passar pelo feriado de Nossa Senhora Aparecida sem questionamentos, algo muito comemorado pelos organizadores.

Na avaliação de Ricardo Stodieck, a colocação de mais caixas para o público e o planejamento do visitante foram os fatores e contribuíram positivamente.

– Muitas pessoas se prepararam, compraram o cartão nos pontos de venda antecipada ou fizeram todo o procedimento pela internet. Nós nos comunicamos melhor com o cliente da festa e ele se adaptou muito bem, já do terceiro dia em diante. Monitoramos durante o feriadão e tudo foi muito tranquilo – comemora o presidente do Parque Vila Germânica.

Continua depois da publicidade

Stodieck admite que o problema vivido durante o Festival da Cerveja foi determinante para que a organização tivesse ainda mais cautela com o Oktober Karte.

– Foi importante que o problema aconteceu em um evento menor, porque conseguimos nos preparar e fazer um edital mais rígido e exigente. Embora o Festival (Brasileiro da Cerveja) seja grande no universo cervejeiro, ele é pequeno em comparação à Oktoberfest. Ali aprendemos a lidar com ele – avalia Ricardo Stodieck.

Confira o público da festa nos quatro dias do feriadão:

Quinta-feira (11) | 29.445

Sexta-feira (12) | 58.916

Sábado (13) | 71.592

Domingo (14) | 23.505

Total | 183.458

::: Quer saber tudo sobre a Oktoberfest? Confira o Guia Oficial produzido pelo Santa