De frente para o Mar do Caribe, cinco séculos de história fazem de Cartagena uma das cidades mais interessantes da Colômbia e da América do Sul. Com uma muralha que já foi sua proteção contra o avanço dos piratas, igrejas seculares e sobrados restaurados com esmero, a colorida Cartagena foi, por muitos anos, a cidade do escritor Gabriel García Márquez, prêmio Nobel de Literatura e autor do incomparável Cem Anos de Solidão. Mesmo fechada para visitação, a casa rosada se tornou ponto turístico. Frases do escritor estão espalhadas pelo centro histórico em painéis de vidro, protegidos da maresia.
Continua depois da publicidade
Foi nessa cidade quente e úmida que García Márquez ambientou O Amor nos Tempos do Cólera e deu vida aos personagens Florentino Ariza, Fermina Daza e Juvenal Urbino, vértices de um triângulo amoroso levado às telas pelo diretor Mike Newell, com Javier Bardem, Giovanna Mezzogiorno, Benjamin Bratt e Fernanda Montenegro.
San Andres: todos os tons de azul e verde no Caribe colombiano
Mas não é preciso ser fã do escritor colombiano para se apaixonar por Cartagena com seus sobrados multicores, enfeitados por buganvílias e heras de flores azuis. Uma cidade sob medida para o Instagram. O centro histórico tem hotéis instalados em antigos conventos, cafés, bares e restaurantes espalhados por ruelas em que é possível passear em carruagens puxadas por cavalos. Nas esquinas, colombianas vestindo trajes típicos com as cores da bandeira vendem frutas frescas picadas que ajudam a aplacar o calor de mais de 30ºC do mês de julho.
Continua depois da publicidade
No fim da tarde, os turistas disputam mesas, cadeiras e espaços vazios para assistir ao pôr do sol no Café del Mar, um bar e restaurante construído sobre a muralha que é uma das atrações do centro histórico. Com mesas ao ar livre, o restaurante do Café del Mar funciona das 17h à meia-noite. O bar, das 17h às 3h, todos os dias.
Cruzeiro desvenda as belezas históricas e naturais do sul do Caribe
Além das igrejas, das praças e da muralha, três visitas são obrigatórias para quem vai a Cartagena e se interessa por história: o castelo de San Felipe de Barajas, o Convento de la Popa e o Museu da Inquisição. O museu reúne uma impressionante coleção de instrumentos medievais de tortura e conta de um tempo em que a Igreja Católica vivia literalmente nas trevas. Cartagena tem dois bairros modernos, Laguito e Boca Grande, que concentram hotéis e prédios de apartamentos.
Capital colombiana, Bogotá é uma grata surpresa ao turista
É lá que estão as praias de água azul, mas a areia vulcânica, escura, torna o banho de mar pouco atrativo. Para conhecer a praia perfeita é preciso ir até Islas del Rosário ou Playa Blanca, a cerca de uma hora em lanchas rápidas. Os barcos saem pela manhã, do Muelle de La Bodeguita, em frente à Torre del Reloj, e retornam no final da tarde. Além do banho de mar, é possível nadar com os peixes, fazer snorkeling ou mergulhar em águas mais profundas.
Continua depois da publicidade
Medellín está muito diferente da época retratada na série “Narcos”
Cartagena em sete dicas
1. Os táxis são baratos, mas é preciso ter alguma referência de preço. Como não usam taxímetro, o preço deve ser combinado no embarque. E pode ter diferença de até 10 vezes entre um e outro para fazer o trajeto da zona dos hotéis ao centro histórico.
2. Vale a pena abrir mão da comodidade do café da manhã no hotel em que estiver hospedado para conhecer as diferentes opções na cidade antiga. Não deixe de experimentar o Café del Reloj, com vista para um dos monumentos mais conhecidos da cidade.
Em Aruba, a “Ilha Feliz”, turista curte praias e tranquilidade
3. Evite trocar dinheiro na rua. Há casas de câmbio espalhadas por toda a cidade.
4. Uma visita ao Castelo de San Felipe é programa obrigatório, mas faça isso nas primeiras horas da manhã. Perto do meio-dia, o calor torna a subida insuportável.
Continua depois da publicidade
5. Em qualquer lugar por onde se ande, há um enxame de vendedores oferecendo peças de artesanato colombiano. Se for comprar, pechinche.
Conheça a Curaçao que não fica entre Curumim e Arroio do Sal
6. A esmeralda é a pedra de Cartagena. Você pode assistir à fabricação de joias e até desenhar uma para ser executada na sua presença.
7. Na Praça de Santo Domingo está uma escultura de Fernando Botero, conhecida como la Gorda Gertrudis. Reza a lenda que quem toca nas nádegas de La Gorda de 650 quilos terá sorte na vida. Passar a mão nos seios de bronze garante um romance duradouro e o retorno a Cartagena.
Continua depois da publicidade