Uma carta escrita a bordo do Titanic no dia do naufrágio, a única conhecida até agora, foi vendida por 119 mil libras (cerca de US$ 200 mil) em um leilão na Inglaterra, neste sábado – anunciaram os organizadores do evento.
Continua depois da publicidade
Adquirida há duas décadas por um colecionador, a carta e seu envelope estavam, até agora, nas mãos da empresa Aldrige and Son.
– Esta carta tem uma grande importância. Segundo nossas informações é a única a ter sido escrita nesse fatídico dia -, destacou Andrew Aldridge, encarregado das relíquias do Titanic durante o leilão.
Redigida pela sobrevivente do naufrágio Esther Hart, a carta nunca foi enviada. A britânica pretendia enviá-la para sua mãe, após o retorno do navio para Southampton, no sul da Inglaterra, em abril de 1912.
Continua depois da publicidade
A carta foi redigida na noite de 14 de abril de 1912, um domingo, pouco antes da colisão do Titanic com um iceberg. O marido de Esther Hart, Benjamin, está entre os 1,5 mil desaparecidos.
Esther e sua filha, Eva, de sete anos, foram resgatadas.
Até sua morte, em 1996, Eva Hart foi uma das mais célebres sobreviventes do navio.
Em sua carta, Esther conta que havia estado doente na véspera. Também revela que ela e a filha cantariam, no dia seguinte, em um dos palcos do Titanic.
Muitos anos depois, Eva Hart lembrou que sua mãe havia recuperado a carta no bolso do casaco de seu pai, após o resgate.
Continua depois da publicidade