Ter um carro próprio não é apenas uma conveniência para pessoas com deficiência (PCD), mas uma necessidade, principalmente para quem possui condições que limitam a mobilidade. Pensando nisso, o governo federal e alguns setores estaduais ofertam isenções fiscais para a compra de veículos PCD, tornando a compra de veículos mais acessível. As informações são do AutoEsporte.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Em 2024, essas isenções foram ajustadas com novos limites de valor e mais regras para evitar fraudes. Isso porque a procura por veículos PCD aumentou consideravelmente, fazendo com que montadoras criassem versões específicas dentro do limite anterior de R$ 70 mil, o que proporcionava isenção total de impostos.

Com a isenção aplicável apenas ao IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), esse limite, hoje, foi elevado para até R$ 200 mil. Além disso, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) tem um limite mais restrito e regional.

Abaixo, confira o passo a passo detalhado para adquirir um carro PCD e quais isenções você pode solicitar:

Continua depois da publicidade

Requisitos para comprar o carro PCD

A isenção fiscal é destinada a pessoas com deficiências físicas, visuais, mentais (severa ou profunda) e autistas, incluindo seus responsáveis legais.

Uma série de condições médicas permite a solicitação do benefício, como paraplegia, paralisia cerebral, doenças degenerativas, deficiência auditiva e até artrite.

Documentos necessários

Para conseguir as isenções, você vai precisar de documentos básicos e específicos. Saiba quais são:

  • Documentos Pessoais: CPF, RG e comprovante de residência atualizados
  • Laudo Médico: Documento essencial e deve ser emitido por uma clínica credenciada pelo Detran ou pelo SUS. Nele, o médico descreve a condição e as adaptações necessárias para a sua segurança no trânsito.
  • CNH Especial: É preciso ter uma Carteira Nacional de Habilitação especial, que inclui uma avaliação sobre as adaptações que o carro vai precisar, como direção hidráulica, câmbio automático e outros ajustes.

Continua depois da publicidade

Leia mais

De inteligência artificial a transações online: cinco tendências na compra dos carros novos

Jogo dos sete erros: adivinhe quantos recalls teve a Cybertruck em 2024?