Na pequena cidade de Caibi, no Oeste de Santa Catarina, o número de furtos de veículos cresceu no último mês. Os carros eram arrombados, danificados e abandonados. Após a prisão em flagrante de Anderson de Oliveira Santos, de 19 anos, foi descoberto o motivo de tantos crimes semelhantes: os automóveis eram utilizados para fazer manobras perigosas e depois descartados, quando não podiam mais andar.
Continua depois da publicidade
A Polícia Militar (PM) atendeu a ocorrência, no início de novembro deste ano, em que houve um capotamento em uma estrada da cidade. A Polícia Civil constatou que o jovem preso em flagrante não agia sozinho, após imagens checadas de uma câmera de segurança, ao flagrar um desses crimes.
Na semana passada, a polícia prendeu preventivamente outros dois homens, que também estariam envolvidos nos furtos dos veículos. A operação recebeu o nome de GTA, sigla em inglês para “Grand Theft Auto”, referente à famosa série de videogame. O nome é um termo policial utilizado nos Estados Unidos para identificar roubos de automóveis.
Além de Anderson Santos, Cleiton Gomes da Silva, de 23 anos, e Elizandro Rodrigues Santana, de 20, vão responder por pelo menos seis furtos de carros confirmados. Outros casos também estão sendo investigados.
Em depoimento à polícia, Anderson confessou os crimes. Já os advogados de defesa de Cleiton e Elizandro, através de nota, negaram a participação deles nos crimes.
Continua depois da publicidade
*Com apoio da NSC TV