Um homem de 34 anos foi preso na tarde de quarta-feira (12) investigado por diversos furtos qualificados contra uma locadora de veículos de São Paulo. De acordo com a Polícia Civil, ele faz parte de uma quadrilha que atua em SC que falsificava a documentação desses carros, transferia para o nome de laranjas e revendia para “pessoas de boa fé” em Joinville, Jaraguá e São Bento do Sul. Até o momento, foram identificadas 12 vítimas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Conforme o delegado Murilo Batalha, responsável pelas investigações do caso, esses automóveis alugados em São Paulo tinham a documentação modificada no Piauí. Na ação, esses carros deixavam de ser propriedade da locadora e passavam a ser de posse do criminoso. Para conseguir novos registros, a suspeita é de que este homem recebia ajuda de um funcionário do Detran do estado nordestino. A polícia do Piauí deve apurar a situação.

Já com outra documentação e novo “dono”, às vezes pessoas usadas como laranjas ou em nome dos próprios integrantes da quadrilha, portanto, esses carros eram revendidos em sites de venda na internet, explica o investigador. Batalha ainda diz que, por alugarem muitos veículos, a empresa demorava a perceber que esses automóveis tinham sido furtados.

— Só percebia que o carro não era devolvido depois de muito tempo, porque é comum as pessoas ficarem com o veículo a mais tempo do combinado. A locadora, então, aguardava dois ou três meses acreditando que iriam devolver, tentava contato telefônico antes e tal, para só depois registraram boletim de ocorrência em São Paulo. Só que neste período, o carro já havia sido vendido pra uma pessoa de boa fé em Joinville — conta o delegado.

Continua depois da publicidade

Ainda conforme Batalha, com a documentação lista, esses carros eram revendidos R$ 3 mil abaixo da FIPE, ou seja, dentro do valor de mercado, o que não levantava suspeitas. A princípio, os veículos devem ficar com as vítimas até a Justiça decidir se serão devolvidos ou não para a locadora, já que a empresa exige os carros de volta.

Este homem, portanto, foi preso em um apartamento no bairro Glória e as investigações continuam a fim de identificar demais envolvidos nesta quadrilha especializada em furto qualificado.

Leia também

Dupla acusada de matar homem é absolvida quase 23 anos depois em Joinville

Obras são retomadas no Centro de Bem-estar Animal de Joinville

MP busca informações sobre apuração do caso do rio “roxo” em Joinville