A União Europeia disse nesta sexta-feira que as montadoras de automóveis de luxo Ferrari e Aston Martin serão multadas por exceder suas metas de emissão de carbono, enquanto os carros franceses lideram o caminho para a redução das emissões.

Continua depois da publicidade

Os fabricantes franceses de automóveis Peugeot, Citroen e Renault ocuparam o primeiro, segundo e terceiro lugares em uma lista anual de grandes fabricantes de automóveis com as menores taxas de emissão de carbono, informou a Agência Europeia do Meio Ambiente (AEMA) em um relatório.

“Dois fabricantes, Aston Martin Lagonda e Ferrari, excederam seus objetivos específicos de emissão e, portanto, são obrigados a pagar prêmios pelo excesso de emissões”, disse a agência.

Com base nos dados fornecidos pela agência, a Ferrari provavelmente pagará uma multa de cerca de 411.000 euros, enquanto a Aston Martin pagará cerca de 33.000 euros. O montante final será calculado pela Comissão Europeia.

Os automóveis da Peugeot emitiram em média 104 gramas de dióxido de carbono por quilômetro (g/km); os da Citroen e da Renault, 106 g/km. Abaixo das francesas, as montadoras com veículos menos poluentes foram as asiáticas Toyota (108 g/km), Hyundai (114 g/km) e Nissan (115 g/km).

Continua depois da publicidade

Os cálculos não levam em conta a potência do motor e, portanto, beneficiam as marcas que vendem carros menores.

nsb/ik/har/db/lr