Ao menos cinco carros e um ônibus foram incendiados até as 18h desta terça-feira em Florianópolis. Além disso, bandidos atiraram contra a 5° Delegacia de Polícia, na Trindade no começo da noite e, ao longo da tarde, a PM registrou quatro barricadas pela cidade. Ninguém ficou ferido ou foi detido. A Polícia Militar ainda não fala sobre possíveis motivações, mas o prefeito Gean Loureiro atribui as ocorrências a uma “retaliação de operações que tiveram sucesso da Polícia Militar no combate a criminosos e apreensão de armas” nesta segunda-feira.
Continua depois da publicidade
As ocorrências teriam começado já no começo da tarde, quando a Polícia Militar atendeu a primeira de quatro ocorrência de barricadas. Pneus foram queimados na região da Rua Virgílio Várzea, uma marginal da SC-401 no Norte da Ilha. Em seguida, foi registrada uma tentativa de interdição de via na região da Vargem do Bom Jesus. Também no Saco Grande, a polícia foi chamada após colchões serem incinerados em uma via do bairro. Por fim, objetos diversos também foram queimados em uma rua do bairro Monte Verde, segundo a PM próximo ao Caminho da Cruz.
Também ao longo da tarde, dois veículos que estavam estacionados na Rodovia Virgílio Várzea, no Saco Grande, foram atingidos. Segundo testemunhas, dois homens em uma motocicleta vermelha teriam jogado galões de gasolina e fugiram em seguida. A ocorrência foi registrada por volta das 15h.
Um dos moradores que ajudou a controlar o incêndio e prefere não ser identificado disse que ouviu uma explosão e que conseguiram controlar as chamas com extintores até a chegada dos bombeiros. Os moradores chegaram a quebrar os vidros para abrir o capô e combater o fogo no motor.
Outra ocorrência foi registrada no Monte Verde, uma lateral à Rodovia Virgílio Várzea. Segundo testemunhas, quatro adolescentes que teriam jogado gasolina em dois veículos estacionados. O fogo também foi controlado. Os veículos atingidos foram um Peugeot 207 e um Palio, que tiveram a lataria queimada
Continua depois da publicidade
Já por volta das 16h30min, um Ford Ka estacionado na Rua Professor Belarmino Corrêa, transversal à Lauro Linhares, na Trindade, também sofreu um ataque. Segundo uma testemunha que mora próximo ao local, o autor do crime teria chegado em um táxi, saiu e jogou gasolina no veículo. Esse foi um dos carros mais danificados.
Já a ocorrência com o ônibus, foi registrada por volta das 17h. Segundo a Polícia Militar, o veículo foi incendiado na na rua Leonel Pereira, na Cachoeira do Bom Jesus. Em nota, o Consórcio Fênix informa que o veículo 1499 fazia a linha “260 – Cachoeira do Bom Jesus”, quando teria sido invadido por cinco criminosos que destruíram o coletivo. Ninguém ficou ferido.
Segundo a empresa, é o segundo ataque a ônibus em oito meses e a segurança pública estava crítica na região, “fato era de ciência das autoridades policiais”. A nota diz ainda que a circulação de ônibus na região só deve ser normalizada após a retomada da segurança no local. Enquanto isso, o trajeto será cumprido até o trevo da Cachoeira. Além do transporte convencional, a linha ‘1126 – Executivo Cachoeira’ também passa a ter temporariamente o Trevo da Cachoeira como limite, próximo à Serte.
A Prefeitura de Florianópolis informou que estão suspensas as linhas que passam pela via marginal da SC-403 e as da Cachoeira do Bom Jesus, que passam pela Vila União. Essas linhas só vão ser retomadas quando houver segurança. No total são 11 linhas suspensas temporariamente, são elas: 260, 1126, 267, 274, 281, 269, 284, 840, 264, 261 e 277.
Continua depois da publicidade
Por volta das 19h, bandidos em uma motocicleta atiraram contra a 5ª Delegacia de Polícia, na Trindade. Segundo a PM, foram pelo menos 20 tiros de pistola .45 contra a DP. A moto, roubada em Imbituba, foi abandonada na Rua Álvaro Ramos, também na Trindade. Ninguém foi detido ou ficou ferido. Já na 2ª DP, no bairro Saco dos Limões, por precaução os agentes de plantão usaram uma viatura para bloquear uma via de acesso para a delegacia.
Ainda à noite, por volta das 21h, o Pelotão de Patrulhamento Tático ainda apreendeu em uma casa no bairro Costeira 80 munições calibre 12 e 45 calibre 38, além de três quilos de maconha. O material foi encontrado após denúncias de que o local era usado para guardar entorpecentes. O material foi entregue na 2ª DP.

Leia também:
Ataques em Florianópolis são resposta a ações da PM, diz secretário de Segurança