Uma operação policial deflagrada nesta terça-feira (7) cumpriu 19 mandados de busca e apreensão em Joinville e Balneário Barra do Sul, Norte do Estado, contra um grupo catarinense suspeito de lavar dinheiro obtido com furtos de caixas eletrônicos. Ainda durante a manhã, também foram cumpridos quatro mandados de prisão.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Entre os bens sob suspeita de terem sido obtidos com recursos ilícitos, foram sequestrados pela Polícia Civil com a Operação Estorno seis imóveis, três embarcações e 33 veículos de luxo, o que inclui duas Land Rover, três BMW, três Mercedes e um Volvo.

Também foram bloqueados valores em contas bancárias e em ativos financeiros.

A investigação identificou que o grupo se dedicava aos furtos de caixas eletrônicos por ser um crime com penas mais brandas, por não envolver violência contra pessoas. 

Continua depois da publicidade

Com os recursos levantados, os criminosos tentavam dissimular a origem dos ganhos ao adquirirem bens com pagamentos em espécie e em nome de laranjas, pessoas que blindavam os verdadeiros beneficiados no esquema.

A operação visou a apreensão de documentos que comprovassem a ocultação dos bens. Ela foi coordenada pela Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro (DLAV/Deic), com sede em São José, na Grande Florianópolis, e contou com apoio de policiais civis em Joinville no cumprimento dos mandados.

Leia mais

Encontrado corpo de menino de 5 anos que estava desaparecido em Rio Negrinho