Uma quadrilha responsável por furtos a residência em Blumenau foi identificada e presa pela Polícia Civil. Os criminosos invadiram ao menos oito imóveis na Região Central da cidade. Conforme as investigações, o prejuízo às vítimas supera mais de meio milhão de reais.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

Segundo o delegado Douglas Barroco Teixeira, os bandidos atuavam sempre de forma semelhante e usavam carros de luxo para ir até o local do crime na expectativa de não levantar suspeita. Depois, escalavam muros e invadiam as casas. O objetivo era recolher o máximo possível de joias e também levar os carros das garagens.

— A audácia do grupo era tamanha que em variadas situações os agentes retornavam em data posterior para somente subtrair o veículo, do qual já estavam na posse da chave de ignição — conta o delegado.

Lavagem de dinheiro

Os carros e joias furtados eram vendidos pelos criminosos e os valores utilizados na compra de outros veículos mais simples, com o objetivo de não chamar a atenção para a origem da grande quantidade de dinheiro que eles conseguiam obter.

Continua depois da publicidade

Veículos mais simples eram comprados com o dinheiro orginário dos furtos
Veículos mais simples eram comprados com o dinheiro orginário dos furtos (Foto: Polícia Civil, Divulgação)

As investigações iniciaram em dezembro do ano passado e apontam para a participação direta de ao menos cinco pessoas na execução dos furtos. Dois deles, de 49 e 39 anos, foram presos preventivamente nesta terça-feira (11). 

Três ordens judiciais de busca e apreensão também foram cumpridas. Dois carros comprados supostamente com o dinheiro de origem criminosa foram recolhidos pela polícia.

— Os autores responderão pelos delitos de furto qualificado, lavagem de dinheiro, bem como associação criminosa — afirma Teixeira.

Leia também:

> Samae de Blumenau dará descontos para recuperar contas não pagas na pandemia

Continua depois da publicidade

> Mais de 9 mil profissionais da Educação de Blumenau querem tomar a vacina contra Covid-19

> Unifique, empresa de internet de SC, vai entrar na Bolsa de Valores

> Morre sexta pessoa da mesma família por Covid-19 em Ituporanga