O número de carros brancos aumentou em uma década em Santa Catarina, enquanto o de veículos vermelhos e coloridos teve seu espaço diminuído na preferência dos motoristas catarinenses. Os números são da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e mostram um predomínio dos modelos brancos, pratas, pretos e cinzas nos últimos 10 anos em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Juntos, os carros dessas quatro cores, mais neutras e tradicionais, respondiam por 70% do total de veículos em circulação no Estado em setembro deste ano. Dez anos atrás, em setembro de 2013, essas quatro faixas respondiam por 63% dos veículos.
Em números absolutos, o Estado tem atualmente 6,1 milhões de veículos em circulação. Desse total, 3,7 milhões são brancos, pratas ou cinzas. O predomínio é dos brancos, com 1,6 milhão de carros no Estado, o equivalente a 27% do total — um pouco mais de um a cada quatro carros em circulação.
Já veículos coloridos, como vermelhos, azuis, verdes, beges e marrons respondiam juntos por 35% da frota catarinense em 2013. Neste ano, passaram a 29%.
Continua depois da publicidade
O presidente da Associação dos Revendedores de Veículos de Santa Catarina (Assovesc), Ambrósio Mafra Neto, explica que há basicamente três fatores que explicam o predomínio dos carros de cores mais tradicionais. Um deles seria o gosto de clientes. Além disso, no caso da compra de automóveis zero quilômetro, carros coloridos significam um adicional de até R$ 3 mil sobre o preço do carro. Isso porque as pinturas sólidas (preta e branca) exigem camadas a menos de tinta, e se tornam mais baratas.
— Quando estamos falando de carros mais baratos, quanto menor você quer o valor, menos adicional você bota, e a cor acaba sendo um dos primeiros itens que o comprador escolhe deixar de fora — explica.
Veja ranking das cores dos carros em SC
Fonte: Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) | * Dados das 10 cores mais presentes de setembro de 2023 e setembro de 2013
Continua depois da publicidade
Outro fator citado por ele como explicação para predomínio dos carros pretos, brancos e prateados é que um grande volume dos carros zero quilômetro tem sido vendida nos últimos anos para locadoras de carros. Nesses casos, também pelo preço, mas por questões como padronização da frota, a opção também acaba sendo em grande parte pelos carros das cores neutras.
Se no caso dos zero quilômetros a escolha de cor pode ser decisiva e interferir no preço, a situação muda quando se trata do cenário de seminovos e usados. Nesses casos, ainda que haja casos de clientes que buscam modelos de uma cor específica, em geral a orientação das revendas costuma ser para que os compradores levem mais em conta a condição e o grau de preservação do veículo do que a cor, que neste caso não exerce diferença de preços.
Coloridos ganham força em modelos premium
Apesar dos motivos que explicam a presença menor dos carros coloridos nas ruas, o dirigente da Assovesc afirma que nos últimos cinco anos a preferência por modelos coloridos tem voltado a crescer, especialmente nos chamados modelo premium, de maior valor.
— A frota brasileira tem em média de 11 a 12 anos, e alguns anos atrás havia menos opção de cores e mais tradicionalidade dos compradores. Mas no caso dos carros premium, a oferta e a preferência já é maior por modelos coloridos — conta Mafra Neto.
Continua depois da publicidade
Leia também
Lista dos carros mais vendidos em SC tem domínio de SUVs e novo queridinho; veja top 10
Por que os carros SUVs tomaram conta das vendas em SC; veja modelos mais vendidos
FOTOS: Saiba quais foram os carros com desconto mais vendidos em Santa Catarina