Você teria confiança em deixar seu carro dirigir sem seu controle? Uma pesquisa no Reino Unido revelou que pouco mais da metade dos motoristas (57%) está preocupada com a sensação de não estar no controle de carros autônomos.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O estudo, encomendado pela HPI, empresa de avaliação de veículos no Reino Unido, entrevistou mais de 2 mil pessoas e também descobriu que 49% deles se preocupam com o comportamento de outros usuários nas vias.

A pesquisa descobriu que as mulheres estão um pouco mais preocupadas em não se sentirem no controle total do que os homens (60% contra 55%). Um terço dos motoristas (37%) está receoso com a forma como os carros autônomos interagem, e 35% se preocupam com sua falta de confiança no uso da tecnologia. Falhas e avarias estão na mente de 35%.

Apenas 20% citaram que não poder dirigir como gostariam é um problema. O custo elevado desses veículos autônomos é um entrave para 34%. Quanto mais velhos, menos tolerantes a essa inovação. Os níveis de confiança em carros autônomos entre motoristas mais jovens (18-26 anos) são duas vezes e meia maiores do que entre motoristas com idades entre 55-64 e mais de 65 anos (26% x 13% x 10%).

Continua depois da publicidade

Matt Freeman, consultor administrativo da HPI, disse que veículos totalmente autônomos podem estar nas estradas do Reino Unido já em 2026.

— Os resultados do nosso estudo sobre preocupações em torno da tecnologia autônoma são encorajadores. Os motoristas parecem estar preparados para adotar a tecnologia, e os níveis gerais de apreensão são bastante equilibrados, especialmente porque os veículos nem existem atualmente. A chegada de carros autônomos será o maior avanço tecnológico a acontecer no setor automotivo em décadas. Parece ser uma área empolgante do automobilismo para a maioria das pessoas, especialmente as gerações mais jovens — considera o consultor.

Para o consultor, a pesquisa mostra que as atitudes estão mudando, e os resultados indicam que as pessoas estão se acostumando cada vez mais com a ideia, muito em função da inteligência artificial:

— Muitos motoristas já se sentem confortáveis ​​com o uso de tecnologia autônoma em seus carros há vários anos, como frenagem automática, controle de cruzeiro adaptativo, assistência de faixa e sistemas de assistência ao motorista.

Continua depois da publicidade

No Brasil, a realidade dos carros autônomos ainda está distante e proibida desde 2017. Há discussões no Legislativo. Contudo, é preciso melhorar toda a infraestrutura viária, o que pode levar décadas. 

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial