Moradores de Santa Catarina estão registrando os alagamentos causados pelas fortes chuvas há cinco dias em diferentes regiões do Estado. Carros “aquáticos” e rios com correnteza na porta de casa são algumas das cenas vistas nesta quarta-feira (30) em municípios que registraram grande acumulado de precipitação desde sábado (26). Os cenários mais preocupantes são no Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Oito cidades já decretaram situação de emergência por conta de enchentes e deslizamentos até esta quarta-feira (30), segundo o relatório da Defesa Civil. São elas: Araquari, São Bento do Sul, Joinville, Luiz Alves, Corupá , Guaramirim, Rio dos Cedrose Campo Alegre emitiram decretos de situação de emergência. São José e Antônio Carlos informaram nesta quarta-feira (30) que também decretaram emergência. As prefeituras de Timbó e Shroeder estão desde terça (29) providenciando a documentação para também emitir os decretos.

O município que registrou o maior acumulado de chuva, de acordo com o monitoramento da Defesa Civil até a noite de terça, foi Schroeder, no Norte catarinense. Foram mais de 524 mm de precipitação, sendo 221 mm em 48 horas. 

Deslizamentos e enchentes atuais são desastres construídos pela sociedade, diz geólogo

Continua depois da publicidade

Na Grande Florianópolis, o sistema de escoamento não conseguiu dar vazão a toda água e São José teve bairros que ficaram inundados. Um vídeo mostra o alagamento entrando pelo portão de um condomínio na avenida Brigadeiro da Silva Paes, com nível de água acima dos degraus.

Veja o vídeo do alagamento em São José:

Carros “aquáticos”, com as rodas quase totalmente submersas, trafegavam devagar pela via e causaram ondas na rua do bairro Campinas.

Em 5 dias, choveu quase cinco vezes mais do que o esperado para o mês em cidade de SC

A menos de 30 quilômetros do local, outro registro mostra um rio, com nível altíssimo, na porta de casas no município de Antônio Carlos. A água com correnteza por pouco não entra dentro das residências e moradores observam de longe

Vídeo mostra o rio na porta de casas em Antônio Carlos

Correnteza em rio de Angelina assusta moradores

Em Angelina, na Grande Florianópolis, a força da correnteza impressiona. Gravações mostram a rapidez com que a água desce em frente a um dos mirantes da cidade.

Continua depois da publicidade

Leia também

VÍDEO: mulher com água até o pescoço é resgatada por helicóptero em enchente em SC

Bombeiros de SC deixam local de resgate na BR-376 por risco de novo desmoronamento